Coluna Dois Irmãos
O IPVA vence amanhã e o IPTU daqui vence em março
É tanto imposto que dá a impressão de que o governo nos dá carro e casa para pagarmos em prestações ao longo da vida. Ou seja, tudo é do governo, o Brasil é comunista!?
IPVA E IPTU
Estes dois impostos são dois dos que mais pesam no bolso do brasileiro. Do brasileiro pessoa física, digamos assim, pois quem é pessoa jurídica, é esfolado ainda mais. E ambos vencem nos próximos dias. O IPVA vence amanhã e o IPTU daqui vence em março.
DPVAT
Por falar em impostos, que palhaçada esta do DPVAT? O presidente da República mandou extinguir, aí o STF mandou manter – e com taxa cheia – depois voltou atrás e ficou o valor menor. Então, quem já pagou vai ter direito de receber de volta, tendo a incomodação retornar ao banco ou a lotérica receber o que é seu.
MIGALHAS
– O assunto está “batido” aqui, mas pedimos licença para finalizar o assunto hoje, depois passamos a régua.
– Somos contra o DPVAT não só porque é mais um imposto sobre veículos (já pagamos IPVA e pedágios), mas porque toda a grana vai para a uma empresa privada (e não foi privatização, não!), de onde voltam migalhas aos acidentados.
– Pior do que isso é saber que tem gente (metida a informada) que defende o DPVAT. Tudo certo, vivemos em democracia e respeitamo-nos mutuamente, mas…
– Há um mês citamos aqui o exemplo de um conhecido que sofreu acidente de moto há dois anos e a perícia do DPVAT foi só ontem, as decisão final sairá sabe-se lá quando.
– Ele ficou quase um ano “encostado” no INSS ganhando aquela ninharia, sem poder trabalhar. Acredite, a fila do INSS, lenta uma barbaridade, andou mais rápida do que a do DPVAT.
– Portanto, não seja uma das “viúvas do DPVAT” (como parte da nossa imprensa!) que adora o DPVAT e os radares escondidos no meio das moitas.
DPVAT E CMPF
Lembram da tal CPMF? O tal “imposto do cheque” tirava uma “beirada” de quem fazia transações bancárias para destinar à Saúde. Na prática, era uma maravilha, mas só funcionava 50%, justo a parte do governo descontar a grana dos clientes dos bancos. Os outros 50% não funcionava, porque não ia um centavo para a Saúde.
Da mesma forma é o DPVAT. Alguns recebem, sim, indenizações. Porém, paga-se um caminhão de dinheiro de DPVAT e qual o percentual que volta em indenizações? E qual o critério, pois uns recebem e outros não?
– Palhaçada! Pagamos DPVAT, CPMF e meia dúzia de impostos e taxas que não servem para nada a não ser sustentar um banco de políticos e seus puxa-sacos pendurados lá em Brasília! Eta socialismo brasileiro do cão!
SOCIALISMO?
– Por estas e outras, voltamos a dizer que o Brasil tem tanto imposto que chega a ser quase um país comunista. Enfim, pagamos tanto imposto para dizer que somos donos de uma casa e de um carro, que, ao longo de uma vida, consomem quase todo o valor destes dois bens.
– Afora que pagamos, ainda, Imposto de Renda para ter estes dois bens na nossa declaração! Ou seja, é como se o governo nos desse o carro e a casa para pagarmos em suaves prestações ao longo da vida. Não daria, então, para dizer que isso se chama comunismo!? O Brasil, então, já é socialista?
– Por fim, a mensagem positiva do dia, de George Orwell, jornalista britânico: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade” e “Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam”.