Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 01-09-2025

01/09/2025 - 00h59min

Por Raul Petry

NINGUÉM QUER
A Autarquia Água de Ivoti tem dois veículos que queria doar para a Prefeitura de Ivoti. Nem de graça não houve interesse. Num leilão não houve interessados. O vereador Marcio Guth disse que foi olhar os veículos e disse que não vale a pena porque a Prefeitura ia gastar mais neles do que comprar novos.

MORADORES DE RUA
Não sabia, mas a partir deste ano os moradores de rua também tem direito ao Bolsa Família de 600 reais. Sabe-se que a maioria dos moradores de rua, se quisessem trabalhar, teriam emprego. Hoje em dia não falta emprego. Muito pelo contrário, as empresas se debatem atrás de mão de obra, tanto qualificada quando não.

BOLSA FAMÍLIA
Sabe-se que o Bolsa Família é o principal responsável pelo apagão de mão de obra que existe no Brasil inteiro. Ninguém quer trabalhar se para tanto vai perder o Bolsa Família. Quando foi criado, era um valor por mês que era pago até que a pessoa conseguia um emprego. Hoje virou uma equação complexa, tem todo um sistema de cálculos por trás do pagamento do benefício. Se metade dos beneficiários voltasse ao trabalho, quanto cresceria o PIB do Brasil?

HIDROSSUSTENTÁVEL
Sabe-se que o novo imposto foi aprovado há questão de duas semanas com a emenda do vereador Rodrigo Erhart. Nunca entendi porque ele queria isentar do pagamento as empresas. Agora peguei uma fala dele de julho quando explicou que as empresas precisam ser preservadas porque são elas que fazem o investimento e a economia crescer. Rodrigo, isso é uma meia verdade.

VERDADE INTEIRA
Na verdade, não são as construtoras as oneradas pelo pagamento do novo imposto, muito embora tenham que fazer o pagamento adiantado. Quem paga a conta, sempre, é o consumidor final, no caso o comprador dos apartamentos. Não adianta achar eufemismos e tentar empurrar o pagamento para, teoricamente, quem mais tem como pagar que são as empresas. Elas apenas botam a mão no bolso primeiro. Mas quem paga no frigir dos ovos são os compradores dos apartamentos. O empresário tem que botar no cálculo do custo para botar no preço final. Você foi a favor e decidiu a parada de um imposto que vai tirar do bolso de pessoas 5, 10, 15 mil reais quando adquirirem o apartamento.

CÂMERAS DE SEGURANÇA
Outro dia um vereador pediu a colocação de câmeras de segurança na divisa com Presidente Lucena. Sempre foi dito que nas divisas dos municípios tinham câmeras de segurança, mas de fato lá não tem.

FORMATURA
No mês de julho aconteceu a formatura de cuidadoras de idosos promovido pelo CAPS. Um total de 14 cuidadoras fizeram o curso. Um vereador pediu a relação dos que fizeram o curso e se formaram. Houve uma denúncia de que uma pessoa não fez o curso e recebeu o diploma de conclusão mesmo assim.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.