Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 02-09-2025

02/09/2025 - 00h40min

Por Raul Petry

IVOTCHÊ
Estamos entrando na semana da realização da 1ª IVOTCHÊ, nos dias 6 e 7 de setembro, um evento tradicionalista que será promovido pela Prefeitura Municipal no Núcleo de Casas de Enxaimel. Haverá Invernadas Artísticas, Grupo de Chula e Declamações. Apresentação de Gabriel Ferraz e oficinas para crianças (Cavalinhos de Madeira). À tarde continua com brincadeiras e jogos tradicionalistas. Às 14h30 haverá a apresentação do Trio Herança Galponeira, Rodrigo Lucena e alunos, Grupo Estampa Campeira, finalizando com Garotos do Fandango às 19h30min. O evento encerra na noite de sábado às 22 horas e continua no domingo.

IPTU
O pessoal reclama porque os carnês do IPTU são enviados para as pessoas por e-mail. Na Câmara Municipal o assunto foi destaque numa das sessões. Acredito que não vai mais mudar, porque o sistema já está sendo usado há alguns anos. O problema são as pessoas idosas, que sequer e-mail têm.

COSTUMES
Como mudam os costumes com o passar do tempo. No passado, ônibus entupidos de gente vinham de todos os cantos para frequentar os bailões do Gewehr, Gehm, Bier, Santa Cecília e por aí vai. Eram duas, três mil pessoas por baile. O Lyra de Estância Velha botava no mínimo 3 mil pessoas em quatro pistas de dança de 15 em 15 dias. Quando menos nos demos conta, tudo mudou e os salões, que eram mais de uma dezena, foram fechando um após o outro.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Tá, mas aonde vai agora esta juventude que frequentava os salões de baile? É claro que hoje os locais frequentados são outros. As cervejarias tiravam muito público dos salões. Hoje em dia cada cervejaria bota música ao vivo e leva verdadeiras multidões a frequentar os locais, sem a cobrança de entrada. Mas a pergunta ainda não foi integralmente respondida?

CELULAR
Há um detalhe que não dá para desprezar. O surgimento do celular mudou o mundo, mudou os costumes, mudou tudo. Steven Job tinha razão quando lançou o primeiro celular da Apple no início deste século. Ele profetizou que aquele pequeno aparelhinho em suas mãos mudaria o mundo. E mudou mais que se imaginava. Hoje quem não tem celular. De fato são poucos que não tem e não querem ter. Estas pessoas existem, podem acreditar.

REVOLUÇÃO
O celular fez uma revolução no mundo como já havia acontecido com a revolução industrial, o surgimento da roda e mais algumas coisas. Imaginem, antigamente as pessoas perambulavam pelas ruas das cidades quase peladas porque não tinham dinheiro para comprar uma roupa. E andavam até pés descalços. Uma camisa custava uma fortuna que poucos podiam comprar. Com a revolução industrial e a produção em escala, as camisas ficaram cinco vezes mais baratas. E agora estamos diante da Inteligência Artificial, que recém inicia o seu ciclo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.