Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão 06-06-2025

06/06/2025 - 00h34min

Por Raul Petry

IRRITAÇÃO
Por mais que se queira, não dá para fugir desta vez do assunto “aumento da carga tributária”. Desde que assumiu, o governo Lula tem feito isso. Foram a criação de 24 impostos novos ou aumento da alíquota dos já existentes. De todo este dinheiro arrecadado a mais, uma parte sobre a maioria deles recai aqui dentro nos cofres da Prefeitura. Ainda esta semana, a ex-prefeita anunciou que conseguiu uma emenda de 500 mil do senador Mourão para o Hospital. Não deixa de ser praticamente uma receita da Prefeitura que vem direta para o Hospital que a Prefeitura ajuda a custear.

OUTRO EXEMPLO
Cito outro exemplo da não necessidade da criação de mais um imposto no município. Comparando setembro a dezembro de 2024 com os mesmos meses de 2023, a receita da Prefeitura aumentou em 13 milhões, ou seja, 25% mais. Porque cobrar um novo valor sobre apartamentos construídos em Ivoti, que encarecem as obras e prejudicam as pessoas que precisam morar, entre elas muitas da classe média baixa, que lutam desesperadamente para conseguir a sua moradia própria.

NINGUÉM AGUENTA
Ninguém aguenta mais pagar tantos impostos como os brasileiros pagam. E são impostos que recaem sobre todos e não sobre a renda do sujeito. Duas pessoas vão comprar um litro de leite num supermercado, o preço é o mesmo para o assalariado e para o rico que ganha 100 vezes mais. Com gasolina é a mesma coisa e por aí vai.

ERRADO
Todos pagam impostos iguais. Assim é sobre móveis, compra e venda de terrenos, veículos, seja o que for. Além de muitos impostos, a maior parte recai sobre os produtos que todos consomem e não sobre o que ganham as pessoas.

CONSTRUTORES
Quem vai assumir o novo imposto são os construtores. No entanto, como se tratará de mais um custo, precisam repassar para o comprador. Será o comprador dos imóveis que pagará a conta. Admira que nossos políticos pensem dessa forma. A Câmara tem muita responsabilidade e não pode deixar passar este projeto. Em vez de tirar impostos, querem cobrar ainda mais.

PERGUNTA
Porque nossos vereadores não perguntam para os seus eleitores o que acham de encarecer um apartamento em 5 mil reais. E já esclareçam logo como vão votar para ver o que ouvirão das pessoas. O Poder Público no Brasil são máquinas de arrecadar dinheiro. Parem e pensem. 40% de tudo que se produz neste país são impostos. Precisa mais?

GOVERNADOR
O governador do Estado comprou um apartamento em Ivoti. Não se sabe por quais motivos, mas deve ser pelo fato de Ivoti se situar no meio entre a capital e a serra gaúcha.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.