Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 10/07/25

10/07/2025 - 00h13min

Por Raul Petry

CACHAÇA
A próxima atração das grandes festas de Ivoti será o III Festival da Cachaça no Núcleo de Casas de Enxaimel. As duas primeiras edições foram um tremendo sucesso de público. As atrações não precisamos nem mencionar. Serão inúmeras como a gastronomia local e o acolhimento do público que sempre lota o Núcleo. Quanto as atrações vamos comentar mais adiante. Por enquanto, é divulgar o Festival, que será dias 8, 9 e 10 e 15, 16 e 17 de agosto.

GOSTO
Dá gosto circular por Ivoti e também cidades vizinhas nestes últimos anos. Você só anda mais no asfalto. Praticamente 80% das vias de Ivoti estão asfaltadas. Quando você encontra uma rua com calçamento irregular estranha até. Antigamente você só andava por ruas esburacadas e calçamento irregular. A cidade dá uma impressão de primeiro mundo com as ruas asfaltadas. Importante, sinalizadas também.

AUDIÊNCIA
Ontem de noite aconteceu a audiência pública proposta pela presidência da Câmara Municipal para debater o polêmico projeto da cobrança da Contribuição Urbanística. O prefeito andou por aí fazendo lobby do seu projeto. Não é o caso de Ivoti, mas quando o poder público geralmente aumenta um imposto ou cria um novo, os seus defensores geralmente mentem ou conta meias verdades. Por exemplo, a utilização do dinheiro sempre tem motivos nobres, beneficiando a população. Geralmente não se vê melhoria alguma.

LEDO ENGANO
Muito pelo contrário, se beneficia alguém é a própria máquina pública que engole com uma sede danada todo o novo dinheiro drenado da iniciativa privada para o setor público. Tem um ditado antigo que diz o seguinte: ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil.

Já ouvi muitos perguntar se a atual administração fez algum gesto de corte de gastos. Até agora ninguém ficou sabendo de nada. O brabo são as explicações. Mistura-se tudo. Toda semana tem vereadores falando da água que vai acabar em Ivoti. O que isso tem a ver com a Contribuição Urbanístia. Toda semana alguém fala das pessoas que vem de fora morar em Ivoti. Qual o problema? Toda semana se ouve falar que a Autarquia não tem condições de atender a demanda de água. Então tem que fechar ou ser vendida. A Autarquia vende água e é contra o aumento de consumo. É a mesma coisa que o Supermercado reclamar porque está vendendo demais.

PARTICIPAÇÃO
Eu puxei a frente na municipalização da água em 2012 e conheci a problemática a fundo. A água não acaba no deserto do Saara, vai acabar em Ivoti? Não demora e vai aparecer uma faixa na frente da sede da Autarquia dizendo o seguinte: ou aprovem a Contribuição Urbanística ou não haverá água para os novos moradores.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.