Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 10/09/2025

10/09/2025 - 05h42min

Por Raul Petry

TRUMP
Dá medo de noticiar um acidente de carro porque pode ser que em pouco tempo nasça ali um quebra-molas. Olha, no que tange a este aspecto, até estamos bem aqui em Ivoti. Em alguns municípios vizinhos, como Estância Velha, por exemplo, quebra-molas chega a ser uma praga. Se alguém atropela um cachorro ou gato, no outro dia tem um quebra-molas instalado ali. É uma verdadeira praga. Tenho pena dos motoristas de Estância, de tanto que apanham por causa dessa desgraça. Se a gente apelasse para o Trump, será que ele não daria um jeito nisso!

ESQUINA
Na noite de ontem, na esquisa da Regis com a Rua José Führ, aconteceu um acidente envolvendo dois carros. Um deles não parou isso é certo. O estrago até que foi grande, mas não a ponto de alguém sofrer risco de vida.

JÁ ERA
Ao que tudo indica o frio deste inverno não vai mais dar o ar a sua graça. Nesta semana as temperaturas irão subir muito, a ponto de encostar de novo nos 30 graus no fim de semana. Afinal, daqui a 10 dias entraremos na primavera. Para mim, outono e primavera são as melhores estações do ano. Não faz muito frio tampouco calor. A temperatura amena é gostosa para se viver. As vezes me coloco no lugar dos esquimós, aqueles senhorzinhos que vivem no polo norte e que convivem com frio de -50 graus no rigor do inverno. Como essa gente consegue viver num ambiente desses!

BALANÇO
Não comentei com ninguém que estava envolvido na organização da 1a Ivotchê, realizada no fim de semana no Núcleo de Casas de Enxaimel. No entanto, todo mundo deve ter ficado satisfeito, uma vez que se vendeu bem e comida até faltou. Aquele lugar é abençoado. Tudo que se vende ali tem comprador. Até mesmo num evento que teve a sua primeira edição.

LENDA
Uma garotinha contou alguns aspectos da lenda que deu origem ao nome Buraco do Diabo. Ao contrário do que se pensa, o Buraco do Diabo é um vale lindo, que tem tudo de bom. No entanto, para os motoristas de caminhão é um legítimo buraco do diabo. Esta semana mais uma carreta não conseguiu subir, mas desta feita na subida em direção ao interior e a carreta andou para trás. O motorista foi rápido e jogou aquelas toneladas de peso para o lado. Para não cair no precipício, o motorista contou com uma árvore onde a traseira do caminhão encostou e parou ali mesmo. O tráfego de veículos teve que ser desviado por 48 Alta.

BURACO DO DIABO
É ou não é um verdadeiro buraco do diabo para os caminhões. Mais ou menos um por mês fica atravessado no meio da pista sem conseguir subir para Ivoti ou para o interior. Poxa vida, o que dá para fazer a fim disso não acontecer mais. No ritmo em que vai, um dia morre gente. Eu não fico mais atrás de caminhão na subida.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.