Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 17-09-2025

17/09/2025 - 00h36min

Por Raul Petry

99,9%
A gente sabe da fama de nossos políticos, que é das piores. Eles realmente colocam seus interesses pessoais na frente dos interesses dos seus eleitores. É claro que existem muitos bons políticos. Nos municípios menores como os da nossa região, 99,9% dos políticos são sérios. Em cidades grandes já não é a mesma coisa. Mas quando se olha para o Estado e o Brasil aí o bicho pega.

GERAL
Olha, no geral, se você tivesse que fazer um balanço do nível dos nossos políticos lá fora, o resultado seria um pavor. Lá fora só se pensa em roubar, em levar vantagem, em superfaturar obras, em contratar mais funcionários públicos, enfim, em tudo que faz virar pó o dinheiro dos nossos impostos.

PIOR
Não sei o que aconteceu com o povo brasileiro. É claro que precisamos de uma reforma política pra valer. Quando se fala em reforma tributária, dá arrepios. É melhor deixar como está do que fazer a reforma. O resultado com certeza vai piorar a vida do brasileiro. O nível de podridão do Congresso Nacional talvez seja recorde, sempre excetuando os bons deputados e senadores, que não devem passar de 10% do total.

ELEFANTE BRANCO
Há 30 anos, quando inventavam de construir um prédio suntuoso para abrigar órgão público, a imprensa e a população em geral se levantavam contrários e chamavam o projeto de elefante branco. Hoje ninguém mais liga pra nada. A impressão que temos é que agora como nunca a única saída para o povo brasileiro é o aeroporto. O povo está anestesiado porque se perdeu a verdadeira noção dos melhores valores.

NEPAL
Não sei se a roubalheira no Nepal era maior que a nossa aqui no Brasil. Só sei que o Nepal virou notícia no mundo inteiro. É lá que fica o famoso Monte Everest, o mais alto do mundo. O governo de lá censurou a internet e vídeos que mostravam como viviam os filhos dos políticos locais. Não foi nem o povo. Foram os jovens da Geração Z que se levantaram e derrubaram o governo. A própria polícia e o exército não se meteram.

RIO
A cena dos políticos dentro de um rio para se salvar correu o mundo. E de uma ponte o povo jogando pedras neles. Eles fugiam como ratos. No ataque contra a sede do governo, a mulher de um dos políticos morreu. Ao todo houve 19 mortos. Dois dias depois, o povo voltou para as ruas a fim de realizar uma limpeza. Até pintaram o meio-fio.

PERDÃO
Assim como no Nepal, ninguém sabe o que vai acontecer aqui. Lá foi a juventude que derrubou o governo por causa da internet. Tudo tem limite e o povo aguenta até onde consegue. Daqui a pouco perde-se a paciência quando as coisas vão longe demais. Vocês imaginam, a Lava Jato prendeu meio mundo numa das maiores roubalheiras que se tem notícia. Roubaram bilhões. Todos os envolvidos, condenados ou não, acabaram livres e soltos. O povo foi da euforia para a depressão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.