Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 18-09-2025

18/09/2025 - 00h47min

Por Raul Petry

NÚMEROS
Os números são alarmantes. O número de pessoas que vivem às custas do governo é um negócio que não deve ter nada parecido no mundo. O número de pessoas que ganham algum benefício do governo chega mais de 100 milhões. A população economicamente ativa está em 110 milhões.

APAVORANTE
Os que ganham o Bolsa Família somam mais de 60 milhões. As aposentadorias do INSS estão em torno de 25 milhões. Os aposentados do serviço público também passa de milhões. E ainda tem os funcionários públicos das três esferas de governo que somam cerca de 12 milhões. Ou seja, 100 milhões ganham algum dinheiro do governo. É quase o total da população economicamente ativa, que está ao redor de 110 milhões.

COMPARAÇÃO
Percentualmente o número de funcionários públicos na ativa no Brasil é igual ou ligeiramente menor do que outros países como EUA e Europa. O problema é que aqui a metade não faz nada e a população se ressente da precariedade dos serviços prestados pelo poder público. Saúde é uma lástima. Ou você tem plano de saúde, ou está ferrado. A educação também não fica para trás. Ou você estuda em escola particular ou não aprende nada. Porque os filhos dos ricos estudam em escola particular?

TRAGÉDIA
A maio tragédia mesmo é a família do Bolsa Família. Isto porque o Bolsa Família se divide em benefícios para os pais, para os filhos e vai embora. Se juntar tudo dá uma grana bem legal. Resultado: ninguém mais quer trabalhar formalmente. Preferem fazer bico por fora para não correr o risco de perder o Bolsa Família. Aqui no Brasil é sempre assim. Começa tímido a concessão de um benefício, vai aumentando, vai aumentando e nunca mais se reduz. Os políticos têm horror em tirar ou diminuir benefícios.

INSS
Vocês sabem o resultado de tantos aposentados. O INSS vai quebrar. Estima-se que o sistema estará comprometido em 10 anos. Muitos entrando e contribuindo com pouco e mais ainda se aposentando e ganhando mais. A conta não fecha e é parecida com pirâmide dessas que haviam por aí.

EMPREGO
Emprego não falta. Mão de obra também não falta. O Brasil é o paraíso dos desempregados. Só que aqui ganham um seguro de emprego permanente que é o Bolsa Família. Conseguem sobreviver com ele e com um bico de vez em quando. E ninguém fala em mudar isso.

ESTABILIDADE
Ivoti neste ano não ficou negativa em nenhum mês entre admissões e demissões. Ou seja, manteve os empregos estáveis. Nunca tem uma explosão de admissões e também não apresenta um grande número de demissões. Desta maneira os empregos crescem sem parar, devagar e sempre.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.