Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 23-07-2025
Por Raul Petry
Panela de Pressão
CACHAÇA
A cidade começa a respirar o Festival da Cachaça, que será realizado no Nucleo de Casas de Enxaimel em dois fins de semana em agosto. O Festival foi inspirado na constatação de que Ivoti era o terceiro município do Brasil com mais marcas de cachaça registradas no Ministério da Agricultura em Brasília. Não são número de cachaçarias temos apenas três aqui em Ivoti. Mas em número de marcas suplantamos todos os municípios brasileiros com exceção de três, que são de Minas Gerais.
TERCEIRO
Como acontece com todas as promoções, no começo elas geralmente iniciam com muitas falhas e o público vai crescendo com o passar das edições. Por causa das enchentes do ano passado, se tomou a decisão de cancelar o evento e, a partir dali, realizá-lo apenas de 2 em 2 anos. De qualquer maneira, o Festival da Cachaça já nasceu grande, pois já na primeira edição, o sucesso foi absoluto. Atrações, então, nem se fala. Teve de tudo que o público pode imaginar e mais um pouco.
CAPITAL
Pelo visto, Ivoti se transformou numa espécie de Capital de Eventos, só perdendo para os municípios da serra, onde os eventos são o principal atrativo para a atração de turistas, além da natureza. No entanto, fora a serra propriamente dita, Ivoti se destaque hoje em dia pelo número de eventos de porte que promove. São, no mínimo, cinco. Todos eles atraem um grande público, coisa inimaginável há 20 anos. Até então, não tínhamos nada, a não ser um kerb decrépito e em estado de decomposição.
UM ATRÁS DO OUTRO
Mal terminou a Feira do Mel, Rosca e Nata e já batemos na porta do Festival da Cachaça. E logo depois vem a Feira das Flores. O Natal nem entra nesta conta. A verdade é que Ivoti se transformou numa cidade que traz muitos turistas, se dá para chamar de turistas as pessoas que vem prestigiar nossos eventos. E são turistas. Parece mentira que hoje atraímos turistas para Ivoti em quantidade talvez até maior que na cidade vizinha. Somando todos os eventos que temos, mais os que vem mesmo sem nenhuma grande atividade, é um negócio estrondoso que acontece aqui.
CERVEJARIA
Reina uma certa expectativa para a inauguração ainda neste ano da Cervejaria Tupiniquim. Eles não vem aqui só para vender cerveja. Ele vieram para Ivoti produzir a cerveja Tupiniquim, uma das maiores produtoras do Estado. Vem produzir e atrair consumidores que deverão passar a frequentar a cervejaria. Isto porque, junto com a fábrica, haverá um local apropriado para as pessoas se divertir. Com a Tupiniquim aqui teremos um dos maiores números de cervejarias da região. Serão cinco ao todo.
