Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 28/08/24

28/08/2024 - 05h00min

Atualizada em 28/08/2024 - 09h24min

Raul Petry

40

O município de Ivoti terá menos candidatos a vereador do que muitos municípios bem menores. Isto depende do número de partidos que compõem as coligações. Aqui em Ivoti o candidato Valdir Ludwig concorre sem coligação. O PP não coligou com nenhum outro partido, o mesmo acontece com o PT. Só o Republicanos de Maria coligou com o Podemos, partido que foi criado só neste ano. Portanto, os quatro partidos podem lançar cada um 10 candidatos, o que dá um total de 40 candidatos a vereador. Já tivemos uma vez bem mais, quando as regras eram outras, numa época em que a campanha durava um ano e não havia restrição para nada. Aliás, naquela época não havia fundo eleitoral. Todo o dinheiro que os candidatos gastavam era deles próprios ou arrecadado com simpatizantes.

MÍNIMO

Não sei o que aconteceu com o Brasil de uns tempos para cá. O Brasil nunca foi uma maravilha, mas de uns tempos para cá o país se bestializou e na vida política o que inventaram foi a obrigação dos partidos lançarem 30% de candidatas mulheres. Isso é uma ofensa contra as mulheres, elas não precisam lei para tentar uma representação feminina na vida pública do país. Estabelecer cotas é coisa do passado. Não vai ser por causa da legislação eleitoral, que obriga os partidos concorrer com 30% de mulheres, que elas vão se animar em concorrer. Concorrem se querem, com ou sem lei obrigando a participação feminina na política. Marli Heinle Gehm é vereadora há 40 anos, quando não tinha esta legislação ridícula e ela sempre concorrer porque quis. Ninguém gosta quando enfiam algo goela abaixo. As pessoas querem ser donas do seu próprio nariz e as mulheres decidem por elas e não porque o partido pede só para atender a legislação eleitoral.

CONSEQUÊNCIAS

As consequências desta legislação burra é uma só. As mulheres são obrigadas a concorrer contra a vontade delas. Muitas entram na eleição só para colaborar com os verdadeiros candidatos que as colocam lá para fazer número. Temos muitas mulheres políticas e que são ótimas naquilo que fazem e nenhuma delas foi obrigada a entrar na política porque a lei obriga que 30% dos candidatos sejam mulheres. Estão na política por opção, porque gostam e que sempre seja assim e nunca por obrigação.

RENOVAÇÃO

Quanto será a renovação na Câmara de Ivoti. Sempre gira em torno de 30%. Os que estão dentro se favorecem porque tem a experiência de uma ou mais eleições e só precisam preservar o eleitorado que os elegeu. Se foram muito ruins vão cair do cavalo. Marlise não concorrer mais. Borracheiro vai de vice. Portanto, se os demais se elegerem, teremos no mínimo 2 novos vereadores. Digamos que um dos que tentarão a reeleição não se elege, teremos 3 novos vereadores. Ou seja, 30%.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.