Quantos candidatos a prefeito teremos em 2020?

Tem gente prevendo que a eleição do ano que vem terá três candidatos a prefeito (a). Seria inédito! Não só nunca aconteceu, talvez tardará a acontecer. Mas tem gente acreditando ferrenhamente que sim, serão três. Toda véspera de eleição é assim. Tem 10 no páreo, mas chega na hora só concorrem dois. Aliás, em 2015, um ano antes da eleição municipal, aconteceram duas coisas curiosas…

COISA

A primeira coisa: dois deles vieram pedir pelo amor de Deus para não citar mais o nome deles como pré-candidatos, que eles não queriam concorrer de jeito nenhum. E cada vez que saía alguma coluna citando o nome deles, a pressão era grande. Acho que você vai lembrar quem eram, não é? Então, retiramos da lista aqueles nomes dos dois empresários do PP e MDB.

QUEM SERÁ QUE SERÁ?

E tivemos um terceiro caso que foi bem engraçado. Foi o contrário: um político das antigas andou deixando alguns recados por lá se “o colunista bem que poderia citar meu nome também nas Picantes”. Deve ter sido brincadeira, só pode…

O TEMPO PASSA!

– Olhando o Diário de sexta vi o anúncio fúnebre do Valdir Schneck. Só aí a gente se dá conta que ele não está mais entre nós. Às vezes, parece que vai encontrá-lo na rua ou na Câmara!
– Lembro de um caderno do aniversário de Herval, há 10 ou 12 anos. Dos vereadores e prefeitos até aquela época, havia apenas um falecido, o Silmar Seger.
– Hoje esta lista já aumentou consideravelmente. Já são 5 anos do falecimento do Schneck, outros tantos do Ademar Dapper, alguns meses do Hugo e do Osi… Como o tempo passa! Nossos sentimentos e profundo respeito aos familiares!

RÁPIDAS

– Na semana que vem – ou em uma próxima coluna que me derem a oportunidade de voltar a escrever– vamos continuar esta conversa sobre política…
– Lembram da Feirinha do Brás, que tanta polêmica deu por aqui? Pois é, agora foi a vez de Dois Irmãos.
– Um convite aos nove vereadores e presidentes de partido. O Diário está aberto a todos, então, quem publicar alguma reunião ou notícia do partido ou de algum pedido ou trabalho de vereador, basta nos dar um toque.
– A Liga Feminina terá, no primeiro fim de semana de agosto, o brechó de roupas, calçados e acessórios. Tudo a R$ 1.
– E a 24ª Festa do Colono será em Alto Morro dos Bugres, com animação da bandinha Match Musik. O Fabio avisa que a rifa já está a venda: são R$ 5 mil em cinco prêmios!
– Parabéns ao Município, à Prefeitura e Câmara, pois o Herval é um dos municípios mais transparentes na gestão pública, segundo o Tribunal de Contas. Aliás, Herval se mantém 100% neste índice há algum tempo!
– A mensagem positiva do dia, de Zibia Gasparetto: “Nossas atitudes escrevem nosso destino. Nós somos responsáveis pela vida que temos. Culpar os outros pelo que nos acontece é cultivar a ilusão”.