Colunistas
Raul Petry – 01/02/2023
Panela de Pressão
COMENTÁRIOS
Vários comentários ouvi nos últimos tempos com a intensificação da Prefeitura de tirar os canteiros na Av.Presidente Lucena para dar prioridade para estacionamento de veículos. Sinceramente, não entendi, e sou contrário ao que é feito. Tudo bem, uns pensam assim, outros assado. Faz parte do jogo. No entanto, levando-se em consideração que a Av.Presidente Lucena não á arborizada, tirar os canteiros que davam um pouquinho de vida no meio do asfalto, acho que não foi uma boa. De mais a mais, lugar para estacionar falta em todos os lugares e não vai ser a criação de meia dúzia de vagas que mudará o quadro.
FLORES
Era bonito de ver as flores plantadas na rua e ninguém mexendo nelas. Lembro que, quando foram construídos os canteiros, alguns vereadores não acharam uma boa a ideia porque diziam que as pessoas iriam arrancá-las dali. Nada disso aconteceu. Em anos nunca vi alguém pegar uma florzinha sequer. Dos canteiros que tinha inicialmente só sobraram os dois do centro e na Praça Concórdia. É uma pena. As nossas autoridades não debatem uma mudança dessas com a comunidade. Poderiam ter feito uma enquete para saber o que a população acha. Quando Arno Henrique Mueller era o prefeito, resolveu alargar a Av.Presidente Lucena e cortou todas as árvores fora, estreitando inclusive o passeio público. A avenida na década de 80 era estreita e se deu preferência para o automóvel, tal qual hoje. Quando Arnaldo foi o prefeito se humanizou um pouco o centro com a construção dos canteiros. Eles serviam inclusive como redutores de velocidade, porque os automóveis se obrigavam a diminuir a velocidade para contornar os canteiros. Prefiro mil vezes isso do que se arrastar por cima de um quebra-molas como se gente fosse bicho.
ALÍVIO
O prefeito de Ivoti respira aliviado com a decisão do malbaratado Supremo de postergar para o ano que vem a aplicação do censo inacabado do ano passo para efeitos de cálculo do FPM. Esta sopa de letras significa transferência de recursos federais para os municípios e uma das variáveis é a população. Como Ivoti aparentemente vai ter menos população do que se imaginava até então, cairá a transferência do FPM. Menos mal que não para este ano.
CARINHO
A municipalidade tem que olhar com bastante carinho para a Sociedade Concórdia. Muitas pessoas acham que o kerb na Praça Concórdia está com os dias contados por falta de espaço. Que tal tirar dali a Casa Mortuária e comprar o terreno do lado da Sociedade Concórdia. Desta forma já se ampliaria em muito o espaço disponível para a realização do kerb, sem levar em consideração uma reforma da própria Sociedade, que poderia ser utilizado para vários eventos que integrariam os festejos e não apenas os banheiros femininos como foi este ano. É de se pensar com carinho no caso.