Colunistas
Raul Petry – 01/12/2022
Panela de Pressão
DECORAÇÃO
Justiça seja feita, que beleza a decoração de Natal de Ivoti deste ano. Não me lembro bem como foi no ano passado, mas está linda. A Praça Concórdia então nem se fala. É um show à parte. O pessoal da Prefeitura está de parabéns, capricharam. Deve ter dado trabalho. O que importa, no entanto, é fazer algo e fazer bem feito. Dá gosto atravessar a Av.Presidente Lucena e observar com atenção a decoração de Natal. A Rua São Leopoldo também.
ECO
Ao que tudo indica, a Praça Ecológica da Rua São Leopoldo vai pegar. Ela deve ter caído no gosto popular. Está afastado do centro e não fica na avenida principal como a Praça Neldo Holler. No entanto, o movimento é maior que esta última que fica em frente a Sociedade Harmonia. Na verdade, a Praça Neldo Holler não foi feita para as pessoas visitar. Ela é para ser apreciada. Falando a verdade, não cruzei por ela mais de duas vezes em 30 anos, enquanto que na Praça Ecológica já fui umas três vezes e não me canso de admirá-la. Cá pra nós, não é tudo isso, mas representa muito para a cidade em termos de verde. Ivoti é arborizada, tem muito verde. As ruas quase todas elas não tem árvores. O que algumas tem são os canteirinhos com flores, que é importante e até deveria ter mais.
ARBORIZAÇÃO
É que a cidade é espalhada, a principal avenida tem perto de 3 quilômetros. E numa área urbana tão grande os 26 mil habitantes só ocupam uma parte da área. O resto é composto ainda por muito verde, áreas que não foram desmatadas ainda. Pensando comigo mesmo agora neste momento, não me lembro de uma rua ou avenida que tenha bastante árvores dos dois lados. A Av.Bom Jardim não tem nada, a Presidente Lucena muito menos e as outras também. Não deveríamos ter ao menos uma rua bem arborizada, com bastante sombra. Sinceramente, me caiu a ficha agora, esta rua não existe em Ivoti.
CINAMOMOS
A Av.Presidente Lucena há muito tempo tinha cinamomos no centro e num bom trecho. Na época nem calçamento tinha. Num belo dia, quando Arno Henrique Mueller foi o prefeito, os cinamomos desapareceram numa manhã. Eles foram sacrificados para aumentar a largura da Av.Presidente Lucena. Naquela época se fazia e depois se perguntava se alguém era a favor ou contra. Hoje em dia uma coisa dessas daria uma boa polêmica. Os tempos mudaram e mudou bastante a mentalidade da população. Nesta mesma época, na década de 60 e 70, tinha vários curtumes em Ivoti e todos poluíam o Arroio Feitoria, a ponto da água do rio ter a cor preta. Os curtumes e a Laticínios Ivoti na época despejavam todos os resíduos diretamente nos arroios sem controle alguém. Hoje em dia uma coisa dessas seria impensável.