Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 02/03/2023

02/03/2023 - 07h28min

Panela de Pressão 

 

PRIMEIRO
Passou o verão inteiro até que aconteceu o primeiro temporal do atual verão. Até sábado, não tinha dado nenhum temporal. E esse que deu sábado foi um tremendo temporal, com vento, chuva e granizo. Aqui em Ivoti o prejuízo aconteceu, mas não foi tanto quanto em Dois Irmãos. As cidades atingidas foram Ivoti, Lindolfo, São José do Hortêncio, Presidente Lucena e Dois Irmãos. Cá pra nós, quando o tempo fecha daquela maneira é assustador.
GASOLINA
É uma pena o aumento da gasolina. Não se sabe o que nossos políticos têm na cabeça. No caso os governadores que não aceitam reduzir o ICMS para 18 como estava sob a alegação de que perderam arrecadação. Uma ova. A arrecadação aumenta quando um preço de uma mercadoria baixa como foi o caso da gasolina. O próprio governo federal teve esta experiência no ano passado quando zerou o IPI, que é um imposto federal, de vários ou todos os produtos. A arrecadação aumentou em 35%. Mas os nossos políticos acham que tem que botar a alíquota lá em cima e prejudicar a população, principalmente os mais pobres. Aumentando a gasolina aumenta tudo. Os impostos são repassados para os preços dos produtos. O rico pouco se lixa para aumento do pão, feijão e arroz. O mesmo não acontece com o pobre, que sofre na pele quando a vida fica mais cara.
NÃO SABEM O QUE É
Os mais jovens, com menos de 40 anos, não sabem o que é a inflação. Ela é um tormento e precisa ser contida a qualquer custo. É uma pena que o atual presidente não tenha mantido a medida provisória que reduziu em 0,60 centavos o litro da gasolina. Logo ele que diz defender o pobre, que disse que colocaria o pobre no orçamento do governo federal quando levou 200 bi meio que debaixo do pano antes mesmo de assumir. Depois de assumir, deu no que deu. O salário mínimo ficou mínimo, a isenção para o Imposto de Renda que passaria para 5.000 reais ficou pela metade, a gasolina aumentou, os juros iam baixar. Uma coisa é falar o que as pessoas gostam de ouvir. Outra coisa é colocar em prática, na hora da verdade. Em qual país um trabalhador ganha um mínimo de 1.320,00 e os altos cargos do governo ganham 45.000,00, com direito a creche para os filhos, estudo de graça, vale alimentação de 3.000 por mês, auxílio-moradia e o diabo a quatro. É uma vergonha e dói ter que escrever isso, mas é a pura verdade. Nos Estados Unidos a diferença entre o mais baixo salário e o mais alto é de 10 vezes. Aqui é 30 vezes.
VERGONHA
De 2013 a 2016 o povo foi para a rua. Milhões pediram o fim da corrupção, da roubalheira, dos salários escorchantes da classe política e seus apaniguados. Parecia que o povo tinha acordado e o Brasil nunca mais seria a droga que era até então. Resultado: piorou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.