Colunistas
Raul Petry – 02/12/2022
Panela de Pressão
NATAL
Ivoti tá com cara de Natal. O mesmo acontece nos outros municípios também. No entanto, o que se nota de diferente neste ano é quanto melhorou a decoração de Natal. Aliás, ela melhora a cada ano. Dá trabalho mas tem que ser feito. Conheço mais a fundo o Natal Luz de Gramado porque foi a Focco de Ivoti que fez toda a comunicação visual do Natal Luz. A Focco pertence ao Diário e se destacou neste ano pelo crescimento. Uma das marcas da Focco é a qualidade. Ainda pecamos na pontualidade. Este problema, no entanto, está sendo sanado. O Natal de Ivoti e de qualquer parte do mundo não se compara com o Natal Luz. Este é de outro mundo. Começa em 27 de outubro e vai até 29 de janeiro. Temos que tirar o chapéu pros caras de Gramado. Eles são bons na promoção de eventos e ponto final. É bom aprendermos com eles um pouco. Comparar, jamais.
SOCIEDADE CONCÓRDIA
Pelo que consta a casa do Papai Noel será dentro da Sociedade Concórdia. É um começo para aproveitarmos melhor aquele espaço que é do município. Como não tinha mais dono, a Sociedade Concórdia foi doada para o município.
ATRASO
Outro dia escrevi na coluna que estranhava não ter sido recenseado até o momento, já que estamos no mês de dezembro. Inicialmente o censo era pra ficar pronto em outubro e a última data foi agora em dezembro. Mas pelo que vi ontem na reportagem do Diário, tem municípios que não passaram de 21% de setores recenseados. Na média estão pela metade. A explicação é a falta de pessoal para realizar o censo. O problema do IBGE é o mesmo do mercado de trabalho. Falta gente para trabalhar. Quase todas as empresas têm vagas e não aparece ninguém para ocupá-las. Dizem que o salário dos recenseadores é baixo. Pode ser por isso e o governo teria como pagar mais. Era só roubar menos.
TAXÕES
A gente elogia a Prefeitura como no caso da implantação da ciclovia na Av.Capivara que ficou muito boa. É outra coisa agora, comparado como estava. Aí vem reclamação de uma moradora da cidade que reclama dos taxões que estão sendo colocados em algumas vias da cidade. Ela diz que não consegue passar e que teriam mais de 70 a 80 cm de largura. Ela explica que nos outros municípios não tem problema com seu carro, somente em Ivoti. O setor de trânsito, como sempre, garante que está dentro da lei. Dificilmente você escuta um reconhecimento de que está errado mesmo, por mais evidências que demonstrem que a sinalização é falha, por exemplo. É o caso em que um vereador fez perguntas sobre as falhas de sinalização e o diretor do Trânsito, Dionimar Kappaun, desconheceu que havia problemas na sinalização. Se não tem noção não adianta nem fazer críticas construtivas.