Colunistas
Raul Petry – 06/12/2022
Panela de Pressão
LEI DE ACESSIBILIDADE
Um vereador pretende protocolar um projeto de lei para mudar a Lei de Acessibilidade nos estabelecimentos comerciais. Hoje se você quer botar um negocinho pequeno que seja, em casa de 100 anos, você não pode sem botar a rampa de acesso para deficientes. É claro que é um exagero. As rampas de acesso são boas e necessárias, mas tem casos e casos, situações e situações. Bancos, por exemplo, todos tem a rampa de acesso. O vereador Ivanir Mees quer entrar com um projeto de lei dispensando em certos casos a necessidade da rampa e das demais exigências. Por enquanto a ideia está na fase da consulta pública.
EXEMPLO
Podemos citar um exemplo. No outro lado da Sociedade Harmonia era para ter sido aberto um restaurante um tempo atrás. Tem uma escada que leva até o segundo piso. A Prefeitura não autorizou por causa do acesso. Pergunta-se: o empreendedor tem que arcar com as consequências com a sua iniciativa. Os deficientes sabem que ali não podem ir por causa do acesso. Agora proibir por causa da lei de acessibilidade é um claro exagero e meio sem sentido. Se você constrói um prédio novo com a finalidade de colocar ali um restaurante, tem que ter o acesso a cadeirantes. Mas o que está consolidado não tem cabimento exigir o cumprimento da lei.
RASTREADORES
Segundo o vereador Volnei, a Prefeitura colocou rastreadores nos veículos e ele quer saber com quem foi feito e em quais veículos eles foram colocados. Não sei se a lei exige, mas ao que consta tem que avisar que determinado veículo tem rastreador. A medida é boa e necessária. Evita que ocorram abusos de motoristas que as vezes se desviam de sua rota original. E os rastreadores não são caros. De qualquer maneira o vereador está certo em querer conferir quanto foi gasto. Este é o papel da oposição Tem que fiscalizar o Executivo, para isto os vereadores foram eleitos. Ainda quanto aos rastreadores, nossa empresa colocou rastreadores e diminuiu em 20%¨ o consumo de combustíveis. Hoje em dia temos que nos valer da tecnologia a nosso favor e no fundo é bom para os dois lados. Os motoristas se policiam e não cometem excessos e a empresa ou órgão público particularmente se beneficiam.
NATAL
Surpreendeu o Natal no Coração de Ivoti. Ele cresce a cada ano. E a decoração já comentei está muito boa. Melhor ainda a utilização do interior da Sociedade Concórdia para a instalação da Casa do Papai Noel.
Finalmente acharam uma utilidade para aquele patrimônio arquitetônico e histórico. Muitos casais se formaram ali dentro e cujos filhos e netos hoje dão sua contribuição para o desenvolvimento do município. Eu mesmo casei ali dentro.