Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 11/08/2022
Nova Petrópolis
ASFALTO
Me contaram que falta muito pouco para começar a construção do asfalto nos 6 quilômetros restantes da Rua Nove Colônias. O contrato já está assinado há algumas semanas. Só que essa não é a única notícia importante do momento. Tão importante quanto é o anúncio feito pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, de que vão começar as obras em Linha Marcondes, onde serão feitos mais 2,5 quilômetros de asfalto em direção a Nova Petrópolis. Provavelmente os serviços vão começar já na semana que vem.
VÁRIAS FRENTES
E o prefeito de Gramado ainda disse que seguirá buscando dinheiro para asfaltar Linha Marcondes Alta até a divisa com Nova Petrópolis. Do lado de cá da divisa as coisas também estão acontecendo. Tem os 6 kms de Nove Colônias até o Pinhal Alto. E ainda está por vir o asfalto no trecho da Rua Vicente Prieto até a divisa com Picada Café. Neste Município, por sua vez, também tem projetos de asfaltamento na Rua Vicente Prieto, de Joaneta até o Pinhal Alto. O resultado é o que venho comentando aqui na coluna há alguns meses: num futuro próximo, os turistas poderão ir para Gramado via Picada Café, Pinhal Alto, Nove Colônias e Marcondes. Essa rota nova vai atrair investimentos e potencializar ainda mais o turismo, principalmente o turismo rural.
OBRAS NA ERS-235
Segundo a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), nesta semana estão sendo executadas obras de manutenção da pista da ERS-235. Os trabalhos acontecem entre os kms 19 e 20, o que corresponde ao trecho de Linha Araripe, onde as máquinas estavam estacionadas no último fim de semana.
CARROS ALUGADOS
Na sessão desta semana foram informados os custos dos sete carros que a Prefeitura tem através de aluguel. Era a resposta para um pedido feito pelo vereador Oraci de Freitas (PP). São cerca de R$ 1.200,00 por mês para cada carro, o que dá mais ou menos R$ 40,00 por dia. Nesse valor não estão incluídos só os carros, mas também seguro, impostos e a manutenção.
FINAIS DE SEMANA
Depois de ouvir a resposta, Freitas criticou os valores apresentados. Segundo ele, é um absurdo pagar aluguel pelos sábados e domingos, dias que os carros ficam parados sem uso. É um detalhe que ele se apegou, que para mim pareceu um tanto forçado. Como que vai fazer alguma locação sem pagar junto os sábados e domingos? O valor do aluguel sempre vai ser calculado por mês. É a mesma coisa quando falamos do aluguel de imóveis, que a Prefeitura também tem. Em sábados e domingos ninguém usa as casas alugadas pela Prefeitura. Mas os donos não dão desconto no aluguel por esses dias sem uso.