Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 14/11/2022
Nova Petrópolis
FRATERNAL
A Sociedade de Cantores União Fraternal, no Pinhal Alto, recebe a 15ª edição do projeto Fala Comunidade nesta terça-feira, 15 de novembro, às 19h30. A reunião contará com a participação da Administração Municipal, moradores e vereadores, para debater os temas relacionados à localidade. Vale lembrar que terça é feriado. Mas a reunião vai acontecer mesmo assim. Até porque quarta-feira será dia útil, então terça de noite todo mundo deverá estar por aí.
PINHAL ALTO
O Pinhal Alto vai ter duas reuniões do Fala Comunidade. A primeira será amanhã na Sociedade Fraternal. A segunda, no Centro Social Cultural (na frente da igreja), em data a definir.
ÁGUA DO PINHAL
Como já comentei, no dia 1º de novembro eu participei de uma grande caminhada no interior de Nova Petrópolis e boa parte dela foi pela região conhecida como Grande Pinhal Alto. Passamos por vários poços e outras instalações da rede de água local. Numa delas, me comentaram que no Pinhal Alto todo mundo fala que a rede de água é da Corsan. É só um jeito de falar, pois na verdade a água é da Associação de Moradores. Não tem nada a ver com a Corsan. Se fosse da Corsan, logo todo mundo iria notar a diferença.
MEIO DA RUA
Um exemplo cristalino dessa diferença é uma obra muito importante que está acontecendo no Pinhal Alto. A Associação de Moradores e a Prefeitura estão promovendo a retirada da rede de água do meio da Rua Vicente Prieto. Essa rua já está com o asfalto ruinzinho. Mas são vão arrumar o asfalto depois que a rede estiver deslocada para a calçada, e nos dois lados. Isso garantirá que o asfalto novo não precise ser quebrado tão logo, seja por problemas problemas nos canos ou para novas ligações. É uma iniciativa exemplar, que muito dificilmente vemos por parte da Corsan.
FALTA DE ÁGUA
Por falar em Corsan, ela realizará serviços preventivos na rede, visando o período de verão, na quarta-feira, 16 de novembro, no recalque de São Jacó. Haverá interrupção no abastecimento de água das 7h às 16h, sendo que nos últimos imóveis o abastecimento deve ser normalizado em torno das 22h.
MENOS MAL
Por um lado, é um transtorno de algumas horas de um dia pós feriado, sem água.
Por outro lado, pelo menos dessa vez a Corsan avisou com antecedência e as pessoas podem se organizar. E outra, é um serviço de manutenção preventiva nos recalques de São Jacó, que volta e meia dão problemas e deixam a cidade sem água por um dia, ou mais.