Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 17/03/2023

17/03/2023 - 07h49min

Panela de Pressão

RECEITA
As Prefeituras arrecadaram como nunca desde a Covid. Por incrível que pareça a Covid beneficiou os municípios e os Estados. Mas o recorde de aumento da arrecadação foi em 2022 já sem a Covid. Ivoti arrecadou quase 20 milhões a mais do que o esperado. São 15% a mais. Os municípios, ainda assim, são os primos pobres da Federação. Um absurdo é toda esta dinheirama que pagamos de impostos ir quase toda ela para Brasília. Lá fica 60% dos bilhões de impostos. Estado rico povo pobre.
4,99
A gasolina subiu 10% depois que Lula e os governadores ferraram com nós. O nosso governador Eduardo Leite é um político igual a todos os outros. Só pensa em aumentar alíquota. R$ 4,99 é o preço da gasolina mais barata de Ivoti. Antes do aumento do ICMS de 18 para 25%, custava R$ 4,40. E Leite acha que a facada de 25% é pouco. Ele disse que tem Estados que cobram 34%. Aí é caso de polícia até para quem quer se explicar citando o pior dos exemplos. Os burros que somos nós pagamos a conta porque somos burros mesmo. Não sabemos cobrar como é nos outros países. Lá fora quando cobram 5% de imposto é muito. Aqui mamam na gasolina, luz e telefone, três itens que todo mundo consome e que rendem bilhões em impostos. Quando vem pedir votos nas eleições ficamos dando tapinhas nas costas deles em vez de dar uns cascudos.
INJUSTO
Lá fora o que vale mesmo é o imposto de renda. Os ricos pagam muito e os pobres não pagam nada de imposto de renda. Aqui tributam produtos que todos consomem. É uma coisa de louco. Quem ganha 2 mil por mês paga o mesmo imposto sobre o feijão e arroz, sobre a gasolina, sobre remédios, do que o rico que ganha 200 mil por mês. É ou não é um negócio esquizofrênico, coisa de políticos sem vergonhas. O Brasil é um dos países mais injustos do mundo. Sobre luz e telefone é a mesma coisa. Pode um pobre que ganha 2 mil pagar a mesma coisa que um jogador de futebol que ganha 1 milhão por mês. É assim mesmo. Não tinha que pegar esses caras e dar uma tunda neles cada vez que vão para a rua. Laço mesmo. Não tem outra coisa que eles merecem.
EDUCAÇÃO
Na Educação Ivoti aplicou 31,95%. A Constituição manda aplicar no mínimo 25%. Tem mais o Estado e a União. O mais intrigante é o seguinte: O Brasil gasta mais na Educação como um todo do que os Estados Unidos, Alemanha, enfim, os países ricos. E os caras saem da Faculdade e não sabem escrever direito. Aí eles falam que tem que investir na Educação. Na verdade, já investimos demais, mais do que os outros. Um professor das Universidades Federais ganham uma verdadeira fortuna. O desperdício é a marca também na Educação como em tudo que diz respeito aos governos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.