Colunistas
Raul Petry – 17/05/2023
Panela de Pressão
BOLSA FAMILIA
Segundo levantamento fornecido pelo sempre prestimoso Satoshi, 13 estados, todos do norte/nordeste, tem muito mais gente recebendo bolsa família do que trabalhadores com carteira assinada. Aquela velha máxima não muda nunca. Somos nós das outras regiões do Brasil que sustentamos a parte norte do país. Infelizmente se constata isso cada vez mais e não muda nunca.
COVID
Alguém ainda escuta falar da Covid na imprensa? É muito raro. Mas a presidente da Câmara Municipal, Marli Heinle Gehm disse que no final de abril tinha 87 pessoas em isolamento por sintomas da Covid. Mas o pior hoje não é a Covid. O surto da Dengue é muito pior. Tomara que agora com o frio a coisa arrefeça. Ivoti deve ter uns 500 casos de Dengue e, segundo ela, espalhados por todos os bairros da cidade. Os sintomas da Dengue são terríveis para algumas pessoas. Outras tem sintomas mais leves. O segredo é não deixar água parada, onde o mosquito se prolifera.
45 DIAS
O Aedes Aegypti tem uma vida de até 45 dias e neste período pode colocar até 450 ovos. Ainda ontem foi visto no centro, sentado em cima do capô de carro. Ele tem as manchinhas brancas e tem um tamanho grande perto do mosquito que todos nós conhecemos.
SEM LENÇO NEM DOCUMENTO
Ainda sobre Marli, agora informações novas que são o papel de uma vereadora. Ela disse que desconfiou de um ambulante que vendia mandolate outro dia e chamou um fiscal da Prefeitura. Ele compareceu e constatou que o ambulante não tinha documentos. Mesmo assim, pegou o nome e CPF do sujeito. Ele seria de Canoas, mas quem garante. Marli acha que pelo comportamento do sujeito, ele estava apenas prospectando futuros locais para praticar assaltos. Foi numa quinta-feira. Marli disse que a Prefeitura não pode deixar eles trabalhar sem cadastro conforme a lei.
DE NOVO
Na sexta, mesmo tendo sido feriado, ele estava lá de novo. Marli tem certeza que se tratava de um olheiro, justo numa semana quando ocorreu um roubo na cidade. Um fiscal da Prefeitura deu uma outra informação. Ele disse que outro dia abordando um desses ambulantes, se defrontou com uma senhora abrindo a janela da casa e que pediu para ele deixá-lo trabalhar. É verdade, a população tem que colaborar. As pessoas nem sabem que estes ambulantes não cumprem a lei do município no que tange ao assunto
VARREDURA
A Brigada Militar fez uma varredura no ano passado num bairro da cidade e constatou que 100% desses ambulantes tinham passagem pela polícia. As pessoas na verdade tem que colaborar e chamar os fiscais da Prefeitura em vez de ter pena deles. Não podemos generalizar, mas muitas vezes são olheiros para praticar futuros roubos.