Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 27/10/2022
Nova Petrópolis
OBRA
Ontem foi dia de festa no Pinhal Alto, com o tão esperado asfaltamento do pedaço que falta da Rua Vicente Prieto. É verdade que esse foi apenas o começo dos serviços. Quando se trata de obra pública, o fim é sempre uma incerteza. Mas nesse caso a tendência é que seja diferente, pois a maior parte do dinheiro já está na conta da Prefeitura. Quando mais a empresa conseguir agilizar o serviço, antes ela leva o pagamento. E olha que são quase quatro milhões. Um pouco mais que a metade é do Município. E o resto é do Governo do Estado, através do programa Pavimenta. Até por isso, várias pessoas do Estado vieram até o Pinhal Alto para acompanhar os primeiros movimentos das máquinas. Um deles, chamado Rafael Mallmann, disse que mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul receberam dinheiro do Estado para fazer obras. Quem diria. O Estado ficou quase 3 décadas sem fazer obras importantes. Nesse tempo quase quebrou e chegou a atrasar mais de um mês os salários do funcionalismo. Os policiais pedindo doações para pôr gasolina nas viaturas. Agora as contas estão em dia e voltou a ter dinheiro para investir. Tem que fazer festa mesmo.
FESTA
E por falar em festa, teve até música de bandinha na aparelhagem de som. O prefeito Darlei disse que por enquanto as pessoas que quisessem dançar precisariam ficar na poeira da estrada. Mas que para a inauguração iria ter uma bandinha e que todo mundo irá poder dançar no piso do asfalto novo. E para coroar o momento, todos subiram para o pavilhão de festas do Pinhal Alto para um almoço de confraternização. Até o padre da comunidade compareceu. Tinham me falado que o churrasco do ecônomo de lá era bom. Só não imaginei que seria tanto.
REDE DE ÁGUA
Por alguns meses vai ser melhor não passar pela Rua Vicente Prieto. São os transtornos que as obras causam. No interior de Picada Café já tem máquinas trabalhando e a estrada já tem alguns obstáculos. Lá também vai ter asfalto na Rua Vicente Prieto. E agora vão começar as interrupções na parte de Nova Petrópolis. Foi informado que o asfaltamento vai começar na parte que fica da divisa até a entrada de Santa Inês. Isso porque na outra metade ainda estão acontecendo obras da rede de água do Pinhal Alto. E esse é um capítulo à parte. Toda a rede está sendo retirada do meio da Rua Vicente Prieto e deslocada para as laterais. Se um dia precisarem arrumar os canos, não precisam mais estragar o asfalto. Esses serviços da rede estão acontecendo no centro do Pinhal Alto, bem perto do pavilhão da comunidade. As obras vão dali até perto do Fraternal.