Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 31/10/2022
Nova Petrópolis
LEITE
Diferente do primeiro turno, desta vez esperamos o avançar da apuração para escrever a coluna. Por volta das 19h de ontem o sistema do TRE confirmou matematicamente a vitória de Eduardo Leite na eleição estadual. E o resultado para governador teve uma importância maior para os eleitores de Nova Petrópolis. Isso porque a cidade é administrada pelo PSDB/MDB, mesma dobradinha de Eduardo Leite e Gabriel Souza. Para este lado político, a reeleição de Eduardo Leite tem uma importância muito grande. Isso obviamente já pensando em 2024. Se Onyx Lorenzoni tivesse vencido, os virtuais adversários da oposição teriam ganhado um fôlego para a disputa de daqui a dois anos.
INVESTIMENTOS
Nas últimas semanas os apoiadores de Eduardo Leite em Nova Petrópolis fizeram uma intensa exposição dos investimentos dele aqui na cidade. O asfaltamento de estradas no Pinhal Alto e Nove Colônias é um dos exemplos que a gente sempre se lembra por primeiro. Mas tem uma praça no centro, outra na Vila Germânia, quitação de dívidas antigas da saúde, viaturas para a polícia e por aí vai. Quer dizer que no âmbito local o governador Eduardo Leite trabalhou bem. E os políticos situacionistas de Nova Petrópolis tem a expectativa de muito mais investimentos nos próximos anos. Terça-feira passada no Pinhal Alto me falaram que já tem vários outros projetos engatilhados. Agora é esperar confirmar.
PONTOS FRÁGEIS
Eu reconheço que Eduardo Leite fez muita coisa em Nova Petrópolis. Vale lembrar que estou me referindo ao desempenho dele especificamente neste município, não no Estado inteiro. Aqui ele foi bem. Mas também tem alguns pontos frágeis, que são desafios para o governo estadual em Nova Petrópolis. Não é difícil adivinhar o que é: a EGR, com toda a situação que envolve a ERS-235, e a Corsan e tudo o que envolve a garantia de um abastecimento eficiente de água. Nessas duas frentes até aconteceram alguns pequenos avanços nos últimos anos. Mas é preciso muito mais.
ENCONTRO DE PREFEITOS
Representantes de 700 municípios brasileiros são esperados em Nova Petrópolis de 23 a 25 de novembro para o Smart Cities Park, evento que tratará da inovação na gestão municipal. O evento inédito foi lançado na tarde desta terça-feira, 25 de outubro, na sede da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, participaram do lançamento.
ABERTURA DO NATAL
Um grande público lotou a Rua Coberta e a Praça das Flores de Nova Petrópolis na noite da sexta-feira, 28 de outubro, para o início da Magia do Natal na Cidade dos Elfos. O evento natalino teve sequência no sábado e domingo, dias 29 e 30, tendo a iluminação diferenciada e a decoração como grandes atrativos, além da programação artística no palco principal e a Feira de Natal.