Coluna Nova Petrópolis
Reunião em Nova Petrópolis tratará de alternativas para combater a violência contra as mulheres
No dia 16 de abril, às 17h30, na Câmara de Vereadores, acontecerá uma reunião para a qual estão convidadas pessoas interessadas em debater a violência contra a mulher. Estará presente Caterine Rosa, advogada e coordenadora nacional do projeto “Helpme!”, sobre o qual a coluna já trouxe detalhes. De acordo com a vereadora Kátia Zummach (PSDB), a ideia da reunião é discutir possíveis ações de âmbito municipal para combater a violência contra as mulheres.
HELPME I
O “Helpme!” é um grupo formado por advogados, psicólogos e assistentes sociais que orientam e defendem mulheres, crianças e familiares gratuitamente de todo tipo de violência.
MULHERES II
Discutir e colocar em prática novas maneiras de combater a violência contra as mulheres é um passo muito importante no atual contexto de Nova Petrópolis. O episódio envolvendo o vereador Cláudio Gottschalk (PDT) já passou. Ele foi infeliz em sua fala, reconheceu o erro e sofreu as consequências. A pergunta que não quer calar é: e agora? A violência em si é muito mais grave do que as declarações de Cláudio, por mais pesadas que elas tenham sido. É a violência que deve estar no foco a partir de agora. Então, mãos à obra.
MULHERES III
O “mãos à obra” também vale para a presença das mulheres na política. Incrivelmente, o episódio envolvendo Cláudio serviu para que muitos percebessem que Kátia é a única mulher na Câmara de Vereadores. Agora resta esperar para ver o nível de indignação durante a montagem das chapas em 2021.
ENQUETES
No Facebook, a página “Nova Nova Petrópolis”, que faz oposição ao governo Lelo, está realizando uma enquete de avaliação individual dos 11 vereadores. Para cada um deles, uma pergunta com duas opções: “bom” ou “ruim”. Simples assim.
FALANDO NELE
O prefeito Regis Hahn encontra-se em Brasília para a Marcha dos Prefeitos.
ACESSO PARA RETIRAR ACÁCIA
Darlei Wolf (PSDB), Daniel Michaelsen (MDB) e Oraci de Freitas (PP) fizeram coro na sessão de segunda-feira para que seja atendida a demanda de uma família da Fazenda Pirajá que espera desde março de 2018 pela abertura de um acesso melhor à sua propriedade. E para quê o acesso? Parar retirar a produção de acácia que lá se encontra estocada. Nesta única propriedade seriam em torno de 1.000 metros cúbicos de lenha, que corre o risco de apodrecer. Mas, segundo Freitas, há outras propriedades na região com o mesmo problema e juntas elas totalizam cerca de 3.000 metros cúbicos.
JANTAR DO BOLA BOLA
Comemorando cinco anos de aniversário, neste sábado, dia 13, a Escolinha de Futsal Bola Bola realiza um jantar no pavilhão da igreja católica do centro. O início será às 20h e os cartões podem ser adquiridos no ginásio do Colégio Frederico Michaelsen, com os alunos ou com os professores e funcionários da escolinha.