Vai ficar emocionante

A coisa pode ficar bonita se por acaso o Congresso deixar os funcionários dos Estados e Municípios de fora da reforma da Previdência. Vai ficar emocionante.

EMOCIONANTE

Assim como vai ficar emocionante a eleição do ano que vem. As eleições municipais geralmente são emocionantes. Mas, para isso, tem que ter dois candidatos bons, que realmente disputam o pleito. Uma vez tivemos aqui em Ivoti o prefeito Arnaldo disputando a reeleição e mais ninguém. Quer dizer, mais ninguém, não. O PT botou candidato para não deixar Arnaldo concorrer sozinho. Arnaldo era o franco favorito na eleição. Foi logo depois que ele concorreu sozinho de 1989 a 1992. A eleição foi neste último ano e o PT estava mesmo nascendo em Ivoti. Não tinha candidato com potencial para disputar a eleição mas foi para a luta.

UM TIRO

Se as pessoas olhassem hoje quem eram os integrantes do Partido dos Trabalhadores na época iam ficar boquiabertas. Olha, gente do mais alto gabarito. Naquele tempo o PT eram símbolo de pureza, estava limpo que nem roupa branca. E pregava o combate a corrupção, falava muito em “entulho autoritário” deixado para trás pelo regime militar, não aceitava nada que não fosse o que pensava. Por exemplo, não assinou a Constituição de 1988, feita por um Congresso eleito só para isso. Em 1994, com Collor mandado para casa dois anos antes através do impeachment cujo processo iniciou por causa de uma Fiat Elba, foi lançado o Plano Real. Em 1990, na primeira eleição democrática depois de quase 30 anos de governos militares, Lula concorreu com Collor e perdeu a sua primeira eleição. Com Collor apeado do poder, assumiu o vice e mineiro Itamar Franco. Quem era o seu Ministro da Fazendo foi Fernando Henrique Cardoso. Foi no seu governo e com FHC de ministro da Fazenda, que foi lançado o Plano Real em julho daquele ano. Até então a inflação estava nas alturas. No governo do presidente José Sarney a inflação chegou a bater nos 80% ao mês. Na verdade, foi no último mês do governo de Sarney. Collor assumiu e, como medida de desespero, congelou os depósitos bancários inclusive a poupança. O dinheiro foi devolvido parceladamente e deixou um rastro de revolta na população. Collor dizia que tinha um tiro para dar na inflação e o tiro saiu pela culatra.

PT

Voltando ao PT, o partido naquela época queria ser diferente de todos os demais e assim agiu. Foi contra tudo. Privatizações nem pensar. Constituição de 1988 os integrantes do partido não assinaram. O Plano Real, que é um case de sucesso no mundo até hoje, o partido também não apoiou. Foi contra tudo e contra todos. Até hoje continua sendo assim, só que naquela época não tinha telhado de vidro. A diferença para hoje é esta. Pois bem, aqui em Ivoti, numa das eleições para prefeito em que Arnaldo era favorito, o PT concorreu com um candidato que era de São Leopoldo e quase ninguém conhecia. Ele foi para não deixar um vácuo naquela campanha. Não teve graça alguma, todo mundo sabia que Arnaldo ganharia a eleição. No entanto, para surpresa geral, o candidato do PT fez mais de 30% dos votos. Podia botar um jumento de candidato que faria 30%.