Destaques
Começa a poda dos plátanos na BR-116
Morro Reuter – O serviço de poda dirigida dos plátanos ao longo da BR-116 começou na tarde desta quinta-feira (18). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pelo serviço, organizou o cronograma a partir do trecho de Morro Reuter, sendo para os demais municípios que fazem parte da Rota Romântica. A associação turística, que tem os plátanos como seu símbolo, acompanha o trabalho do Dnit através do seu presidente, Claudio José Weber.
Weber participou de uma reunião virtual, na terça-feira (16), com o engenheiro civil Rogério Machado Ragagnin, especialista em infraestrutura de transportes, e o engenheiro florestal Giovani Willer, gestor ambiental da empresa responsável pela supervisão da BR- 116 Norte. Ambos os engenheiros fazem parte da equipe técnica contratada pelo Dnit para a manutenção da BR 116.
A discussão de uma poda não agressiva aos plátanos já havia sido feita no começo do ano entre Dnit e Rota Romântica. “Em fevereiro, quando iniciou o trabalho de poda pelo Dnit, a Rota Romântica contactou o órgão, colocando-se à disposição para juntos discutir a intervenção. Inicialmente foi realizada uma poda mais drástica da vegetação geral. Neste segundo momento será realizada a poda dos plátanos, que busca a segurança e a trafegabilidade da rodovia, mas também a preservação das árvores, com a formação natural dos túneis, que levou tantos anos para acontecer e que tanto embelezam as estradas da nossa região”, ressalta o presidente.