Conecte-se conosco

Destaques

Conheça os detalhes do futuro ponto turístico que Ivoti vai construir

24/09/2020 - 09h57min

Os moradores Milton e Miguel: passarela vai passar no caminho do lado esquerdo da imagem (Créditos: Felipe Faleiro)

Ivoti – Um novo ponto turístico está prestes a ser construído. A Prefeitura trabalha na licitação da construção de uma passarela metálica próximo ao Núcleo de Casas Enxaimel, acima do Arroio Feitoria. Ele terá 46,5 metros de extensão, 1,5 metro de largura para a passagem de pedestres, escadas nas duas extremidades, e vai ligar a Rua da Cascata e a Rua Ponte do Imperador.

A licitação, que está em curso, estima o valor da obra em R$ 186,8 mil, com recursos próprios, da Secretaria de Desenvolvimento. A abertura dos envelopes das empresas interessadas é no dia 2 de outubro, na sede da Administração. “A construção será um metro e meio acima do terreno, em função das enchentes no local”, afirma a engenheira da Prefeitura, Cristina da Silva.

De acordo com ela, o projeto no bairro Feitoria Nova é discutido há mais de um ano, e quando a obra iniciar, Cristina estima que a mesma deve estar pronta em, no máximo, dois meses. “Vai desafogar o trânsito das pessoas que visitam as feiras no Núcleo. Será possível, por exemplo, estacionar perto do Camping Medtler e atravessar pela passarela”, comenta ela.

Ou seja, outra justificativa é permitir que o fluxo de veículos consiga ser melhor distribuído pelo entorno, já que, com frequência, quando há lotação máxima do estacionamento, os condutores acabam por deixar seus veículos junto a Rua Tuiuti. Com isso, os eventos que ocorrem no local também vão ter alterações.

“Vamos trabalhar para proporcionar dois acessos às feiras. E sobre o estacionamento, acreditamos que havia uma carência grande neste sentido, relacionada aos espaços disponíveis”, argumenta a diretora de Turismo de Ivoti, Raiama Trenkel. Houve uma negociação da Prefeitura com o proprietário dos terrenos por onde a ponte vai passar.

O que dizem os moradores sobre a nova construção

No lado sul, a passarela terminará ao lado do Medtler, onde hoje há uma horta na frente e uma amoreira aos fundos. O garçom Milton Heinle, que estava trabalhando no apoio do camping até o início da pandemia, concorda que a obra vai representar melhorias para a região. “Já vi pessoas que vieram e falaram das belezas daqui. Mas muita gente ainda não conhece”, comenta ele.

O proprietário do Camping Medtler, Miguel Medtler, também comemora a construção da passarela metálica. “É uma coisa boa que a Prefeitura está fazendo. Vai trazer um grande movimento para cá”, diz ele. Atualmente, o camping está sem realizar jogos de futebol, como da tradicional Copa Ponte do Imperador, mas a expectativa é pelo fluxo de pessoas no pós-pandemia.

Não é a primeira passarela que é feita sobre o Arroio Feitoria: há alguns anos, uma semelhante foi construída mais próxima da Ponte do Imperador, contudo, ela era de madeira, não de ferro, e caiu sobre o leito do rio durante chuvas fortes. Alguns restos dela estão nas margens até hoje, dizem os moradores. E por ora, ainda não há previsão para a construção da nova estrutura.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.