Destaques
Corsan fará desassoreamento da barragem de Nova Petrópolis até dezembro
Nova Petrópolis – No verão de 2020, a falta de água foi um dos grandes problemas enfrentados por conta da escassez de chuvas. Em fevereiro, a barragem praticamente secou, ficando o município abastecido apenas por poços artesianos e caminhões-pipa. Desde então uma demanda foi bastante solicitada por moradores e autoridades: a limpeza da barragem Santa Isabel, em São Jacó, para aumentar a capacidade reservatória de água. Na época, o gerente local da Corsan, Sadi Zimmermann, foi à Câmara responder aos questionamentos dos vereadores, e disse que técnicos já haviam constatado que não era necessário esse desassoreamento. Porém, quase dois anos depois, isso deverá acontecer.
Até dezembro deverá estar efetuado a limpeza da barragem. Para isso, estão sendo buscadas as licenças ambientais necessárias para a realização do serviço. A confirmação veio na última quarta-feira, 16, durante reunião na Casa Civil do Estado, onde o prefeito Jorge Darlei Wolf, o secretário de Administração, Bruno Seger, e o deputado estadual, Elton Weber, foram recebidos pelo secretário Jonatan Brönstrup; pelo diretor de Operações da Corsan, André Beltrão Finamor; e pelo diretor Comercial, Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Carlo Flores Bordin.
Ampliações
Ao todo, o pacote de ações possui, além do desassoreamento, mais quatro obras que ampliarão e qualificarão o sistema de abastecimento de água. Elas estão previstas para serem concluídas entre outubro e dezembro.
Uma delas é a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA), que passará a tratar 80 litros por segundo, ao invés dos atuais 50. Esta é uma das primeiras ações a ser concluída, com previsão da Corsan para outubro. Também até outubro deve estar finalizada a ampliação da capacidade de reservação no bairro Pousada da Neve, com a instalação de mais um reservatório de 50 metros cúbicos junto ao recalque situado na rua Vereador Ido Inacio Michaelsen. A base do reservatório encontra-se em construção.
Na Vila Germânia, algo semelhante será feito. A capacidade de reservação será ampliada através da instalação de mais um reservatório de 100 metros cúbicos na Av. Germânia. Por fim, o quinto investimento, que já está em andamento, é a interligação do poço intermediário localizado na rua São José do Caí, que representará um incremento de 30% na capacidade de produção de água. Estes dois investimentos devem estar concluídos em dezembro.
Otimismo
O prefeito Darlei vê os investimentos com bastante otimismo e destacou que estas ações já estavam sendo alinhadas nos meses anteriores, inclusive com alguns em andamento. “Como voltamos a ter problemas com a água, até mesmo em um feriadão, buscamos este contato com a direção da Corsan para reforçar nossas demandas”, afirmou o prefeito.