Destaques
Daniel diz que projeto para reduzir número de vereadores tramitará normalmente
Nova Petrópolis – No quinto mandato e assumindo a presidência da Câmara de Vereadores pela terceira vez (2001, 2007 e 2019), Daniel Michaelsen (MDB) diz que haverá “tramitação normal” caso seja apresentado um projeto de emenda à Lei Orgânica para diminuir o número de cadeiras da casa, de 11 para nove. No fim de 2018, o vereador Darlei Wolf (PSDB) anunciou que iria propor a medida neste ano.
Questionado nesta terça-feira, dia 12, Darlei confirmou intenção, mas disse que está organizando o tema com calma. Para apresentar um projeto de emenda à Lei Orgânica é necessário que um terço dos vereadores assine o documento. Na atual composição do Legislativo, isso corresponde a quatro nomes. Sem falar em números, Darlei disse que já tem assinaturas.
“Se for apresentado, vai ser formada comissão e será debatido como um projeto normal. Quando aumentamos o número de vereadores, foi com responsabilidade. Se agora o Legislativo entender que é para o bem, não sou eu que serei contra”, comenta o presidente.
Logo em seguida Daniel foi questionado sobre sua posição pessoal frente ao assunto. Segundo respondeu, ainda não há uma decisão. “Sem decisão tomada, até porque esse projeto ainda não entrou na Câmara”, anuncia. Sobre a possibilidade de convidar setores da sociedade para se manifestar durante a tramitação da emenda, o presidente se mostrou favorável. “Até porque é a sociedade que paga a conta. Só precisamos seguir sempre o regimento interno”.