Conecte-se conosco

Destaques

Diário Rural: Falta pouco para abertura da safra de pêssego

29/10/2021 - 10h29min

Atualizada em 29/10/2021 - 11h32min

* por Fábio Radke 

Morro Reuter– Em novembro inicia oficialmente o período da safra do pêssego na região. Os frutos começam a ser comercializados a partir do dia 10, na localidade de Muckenthal, na modalidade colhe e página do Pomar Muckers. O próprio visitante vai ter a oportunidade de vivenciar a experiência de selecionar e executar a colheita da fruta no pomar. A opção faz sucesso entre o público e cada vez mais desperta o interesse de uma gama de consumidores de diferentes regiões. A ideia deu tão certo que os produtores Marcos Hermann, de 37 anos, e Michele Muck, 33, ampliaram a lista de cultivadas frutíferas com o objetivo de aumentar a diversidade e trabalhar com a sazonalidade. Em uma propriedade de quatro hectares, os pomares de frutas estão divididos e parte deles contam com coberturas a fim de evitar danos com adversidades climáticas.

É chegada a época dos pêssegos

Inimiga da produção

A principal vilã da produção de pêssegos, a exemplo de outras variedades, é a mosca da fruta. Uma das formas de combate ao inseto nocivo para a cultura é a instalação de uma isca de captura. “É uma garrafinha pet fechada com tampinha aonde colocamos suco natural de laranja. São feitos dois pequenos furos para que a mosca entre atraída pelo liquido em fermentação. Ela não vai mais conseguir sair e acaba morrendo”, explica Marcos. A necessidade de atenção quanto ao tamanho dos furos é alertada por Michele. Segundo ela, a entrada não deve ser muito grande, caso contrário, as abelhas podem acabar indo também para a isca. “Meu pai é apicultor e aqui damos muito valor as abelhas. Elas são nossas parceiras para a polinização das frutas”, acrescenta. Correções do solo, podas, raleio, manejo do solo, adubação, tratamentos durante a floração e constantes capacitações, são algumas das práticas adotadas nos pomares pelo jovem casal. “Uma característica do nosso solo é a acidez. Não chega a ser problema por que a correção com calcário é simples de fazer”, acrescenta Marcos.

Isca caseira para captura da mosca da fruta

Diversidade de frutas

O casal também aposta muito na diversidade de culturas frutíferas oferecidas. Além do pêssego, o plantio de pés de maçãs, ameixas e uvas já começa a render frutos. Eles revelam que a diversificação das variedades de frutíferas é justamente para garantir colheitas durante um período de tempo maior ao longo do ano. “Estamos com bons resultados com uma espécie de macieira que não exige tanto frio para produzir frutos. A maçã Eva não fica atrás das variedades encontradas no mercado”, revela Marcos. Um procedimento comum e necessário junto ao pomar dessa fruta é o raleio. A eliminação do excesso de frutos verdes em formação garante mais qualidade na safra.

Marcos e Michele conferem a produção de maçãs

Turismo rural

O casal também está confiante com a participação de Morro Reuter no Vale Germânico. A construção de um chalé com banheiros e espaço para recepcionar turistas e servir refeições está ganhando forma. Em estilo rústico, a construção fica junto a um gramado e próximo da sombra de árvores nativas. A instalação de um deck possibilitando a apreciação do pomar e da vista da região também está nos planos. Outra aposta é tornar os pomares atrativos para ensaios fotográficos, em especial, no período de floração dos pessegueiros e ameixeiras. Atualmente, quiosques distribuídos na propriedade são os locais aonde as frutas são pesadas após a experiência da colheita. “As pessoas de mais idade ficam encantadas por que lembram de antigamente e as crianças correm felizes”, comenta Marcos. A inspiração para tornar a propriedade um atrativo turístico nasceu, em especial, de visitas do casal a propriedades em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Vista do pomar com frutas diversas na parte de baixo da propriedade

Tecnologias

O empreendedorismo do casal utiliza como ferramenta as redes sociais. Os consumidores podem cadastrar seu número em lista de transmissão de novidades da propriedade ou então acompanhar as páginas no Facebook e Instagram. Todas as novidades em relação as safras, assim como imagens de cenários da rotina nos pomares, são publicadas com regularidade. A presença ativa na internet acaba resultando em visitas e o aumento de clientela vinda de diferentes regiões. “Mais de 600 clientes são informados pela gente sobre nossas colheitas e ainda começamos a divulgar as novidades nas redes sociais e não paramos mais. Chegamos a ter mais de 28 mil visualizações em uma postagem já”, revela Michele. A clientela do empreendimento vem de diferentes regiões. “Vem de Morro Reuter, Dois Irmãos, Sapiranga, Taquara, Igrejinha, Estância Velha, Nova Petrópolis, entre outras cidades”, afirma Michele. O Pomar Muckers fica localizado na Estrada Picada Verão, nº 2.080, no Muckenthal. Mais informações podem ser obtidas no Facebook e Instagram “pomarmuckers” ou pelo telefone: (51) 9 9962 0136.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.