Conecte-se conosco

Destaques

Paralisações do Detran afetam exames práticos em Estância Velha

29/10/2021 - 10h00min

Atualizada em 29/10/2021 - 15h43min

CFC Bickel é o único centro do município (Crédito: Daiani Aguiar)

43 candidatos foram prejudicados em Estância Velha

Estância Velha – “No dia que ia fazer a prova, em que precisei faltar o trabalho, além de tudo, estava ansiosa, eles simplesmente não apareceram”. Este relato é de uma jovem de 21 anos, que preferiu não se identificar. Aluna do Centro de Formação de Condutores (CFC) Bickel, ela e outras 42 pessoas foram afetadas pelo cancelamento das provas práticas no município, no último dia 22.

O impedimento aconteceu devido a uma paralisação dos examinadores do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS). Naquele dia, 498 candidatos, em todo o estado, foram impossibilitados de realizar o exame prático. Segundo o diretor de ensino do CFC Bickel, Eduardo Silveira, o centro também foi pego desprevenido.

“Um dia antes eles avisaram que iria apenas um avaliador. Então na sexta-feira, fomos com toda a equipe, esperamos, mas eles não compareceram”, afirmou. O Detran havia cancelado provas de outras categorias na última semana, confirmando que as de carro se manteriam, porém, de forma reduzida.

“Se estivéssemos cientes, teríamos comunicado os alunos, conforme aconteceu nas outras vezes”, complementou o diretor. No turno da manhã 30 provas foram canceladas repentinamente. Já os candidatos da tarde foram previamente notificados. Todos eles foram isentados da taxa de pagamento da próxima prova, que ocorrerá nesta semana.

Nota do DetranRS
“No dia 22, alguns examinadores aderiram à mobilização do sindicato e participaram de uma ação de doação de sangue. Até o momento, não há greve entre os servidores do DetranRS, apenas atividades sindicais em busca de uma agenda com o vice-governador do estado para tratar de temas pertinentes à categoria”, afirmou a comunicação social do órgão.

Servidores da categoria estão reivindicando melhorias, alegando defasagem salarial e exacerbados custos com o home office, nova realidade enfrentada durante a pandemia. Como consequência, as paralisações implicam em atrasos no processo de habilitação em todos os CFC’s do estado.

Demora no processo
Também outra candidata afetada pela paralisação, enfrenta dificuldades para concluir a habilitação. Iniciou em fevereiro e, próxima de finalizar, se deparou com o cancelamento do exame. A mãe da jovem de 19 anos, contou que a filha preferiu agendar aulas extras para se sentir mais segura.

Remarcada a prova para a próxima semana, a candidata só conseguirá concluir o processo neste ano, se não praticar aulas extras, pois só terá vagas em janeiro de 2022. “É um absurdo, ela estava tranquila e agora não pode fazer mais aulas. Como fica essa demanda?”, apontou a mãe da jovem.

De acordo com Eduardo, o fenômeno dos atrasos é decorrente da pandemia. “Estamos ainda sofrendo as consequências dos dois meses que ficamos fechados e da redução imposta pelo Detran, que acarretou num acúmulo de provas”, explicou.

Ao todo, 537 pessoas estão aptas a realizar o exame prático no CFC, destes 68 estão inscritos para fazer a prova. Estes dados correspondem à última atualização, de 11 a 15 de outubro.

“Se continuar sem redução e sem cancelamentos, a tendência é de que a situação normalize”, enfatizou Eduardo. Em média, o CFC abre 100 processos de habilitação por mês, realizando mais de 200 provas mensais, suprindo a demanda atual, mas ainda enfrentando o atraso.

Prorrogação do prazo
A fim de diminuir os impactos negativos causados pela pandemia, uma das medidas deliberadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi a prorrogação do prazo para tirar a habilitação. Conforme apontou Eduardo, os candidatos têm até a validade do exame médico para concluir o processo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.