Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos sedia a 5ª edição da Feira de Abelha sem Ferrão

06/03/2022 - 19h30min

5ª Feira de Abelha sem Ferrão aconteceu no Travessão | Foto: Carla Fogaça

Evento contou com cerca de 400 visitantes

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos-  O domingo, 6, foi um dia para aproveitar um espaço em meio à natureza com a família e ainda prestigiar a programação da 5ª Feira de Abelha sem Ferrão, no Bluemerangue. Nem as pancadas de chuvas que ocorreram pela manhã afastaram os visitantes. Segundo a organização, cerca de 400 pessoas passaram pelo local durante o dia de evento.

Conforme Bruna Aline Hendges, uma das organizadoras, o intuito da Feira é juntar pessoas com interesses em abelhas sem ferrão. “Durante o dia tivemos algumas palestras que ensinam a cultivar e cuidar das abelhas. Aqui as pessoas ganham conhecimento de tudo que envolvem os animais”, explica.

Além das palestras, muitos expositores estiveram presentes, onde foi possível adquirir abelhas e os produtos comercializados pelos criadores. Como foi o caso de Jana e Leonardo Mello, que confeccionam sabonetes, repelentes, cicatrizantes, hidratantes, entre outros produtos com insumo das abelhas. “Nossos produtos são 100% natural. Temos nossa criação em Águas Claras, Viamão e é a segunda vez que participamos da Feira, é uma experiência de troca muito bacana”, conta Jana.

Abelhas sem ferrão

Na Feira era possível encontrar variadas especieis de abelhas, desde as que se aproveita somente o própolis como as que pode ser utilizado o mel. “Eu tenho a abelha Tubuna, é nativa do Sul, mas ela tem um comportamento defensivo então para manusear ela é necessário roupas e cabelo amarrado, pois esta espécie costuma se prender aos fios para proteção e tenho a Droryana que é mansa”, destaca o apicultor de Lindolfo Collor Lisandro Falcard.

Um domingo em meio à natureza

 “É a primeira vez que venho na Feira aqui. E acho para divulgar o trabalho dos apicultores é uma oportunidade de trazer conhecimento para as pessoas. Quero levar uma espécie para casa”.

Diego Gino, 41 anos, agrofloresteiro.

“É a primeira vez que venho em evento de abelhas sem ferrão e me surpreendi com a quantidade de pessoas, tá sendo um sucesso. Meu marido já garantiu uma caixa de abelhas”.

Ângela Bauer, 57 anos, advogada aposentada.

Confira fotos do evento: (Créd. Carla Fogaça)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.