Destaques
Dois novos casos de dengue são confirmados em Estância Velha
Estância Velha – Não bastasse a epidemia de Coronavírus que assola a região e demais partes do mundo, outro inimigo silencioso insiste em causar danos a Saúde comunitária anualmente. Nesta semana, a secretaria da Saúde confirmou dois novos casos autóctones de Dengue clássica, caracterizada por ser transmitida dentro do perímetro urbano onde o infectado reside.
Estância Velha agora contabiliza três casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aaegypti. O primeiro deles é considerado importado, pois o morador do bairro Encosta do Sol contraiu a doença em viagem ao exterior. Os dois novos casos foram detectados no bairro Bela Vista, e conforme informações da secretaria, existem muitos focos do mosquito neste bairro.
- Weber Haus doa mais de mil garrafas de álcool orgânico à Saúde de Ivoti
- Justiça autoriza empresas de Novo Hamburgo e região adiarem pagamento de impostos
Os infectados, neste caso, é um casal que está em isolamento domiciliar e recebendo os cuidados e orientações da Vigilância em Saúde. Uma das medidas indicadas é evitar o uso de medicamentos que contenham o componente ASS – Ácido Assetilsalicílico, que afina o sangue e pode causar a dengue hemorrágica, agravando o caso.
A Vigilância em Saúde alerta que as recomendações para a comunidade seguem as mesmas: evitar locais que possam servir de foco para a proliferação do mosquito, como potes com restos de água da chuva, potes de água de animais, pratinhos de vasos de flores, pneus velhos e outros. A população deve utilizar repelente.
O setor epidemiológico da Vigilância em Saúde continua monitorando pontos estratégicos e verificando denúncias, que poderão ser feitas através do número 3551-1417, de segundas a quintas das 8 às 17 horas, e sextas-feiras das 8 horas ao meio-dia