Destaques
Estudantes de Nova Petrópolis aprendem arqueologia na prática
Nova Petrópolis – Com o intuito de ensinar sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, o professor de História, Sílvio Peters, propôs uma atividade prática diferente para os alunos do 6º ano da Escola Estadual 1º de Maio: realizar escavações arqueológicas simuladas.
O projeto “Patrimônio Cultural – O Uso da Arqueologia Experimental e Escavação Simulada no Processo do Ensino e Aprendizagem”, desenvolvido no mês de março, desafiou os estudantes a realizar escavações no pátio de escola para encontrar fragmentos de vasos de argila, previamente enterrados, reconstruir as peças completas e catalogar cada uma delas.
(Créd.: Sílvio Peters)
De acordo com o professor Sílvio, a atividade proporcionou diversos aprendizados relevantes, “Esse projeto, além de ensinar sobre a importância do trabalho arqueológico na preservação do patrimônio cultural, também provocou reflexões sobre educação ambiental, trabalho em equipe e cidadania”, disse. O professor também ressaltou que os alunos tiveram contato com leis, pois está na Constituição Brasileira a importância da preservação do patrimônio cultural. O projeto também poderá ser utilizado em outras disciplinas, como Geografia, Ciências da Natureza, Matemática, entre outras.
- (Créd.: Sílvio Peters)
- (Créd.: Sílvio Peters)