Conecte-se conosco

Destaques

Fim de uma era: Posto Socaltur fecha após 62 anos

22/06/2021 - 17h45min

Atualizada em 22/06/2021 - 17h50min

Ricardo Marques

Ivoti – Um dos mais conhecidos e tradicionais estabelecimentos comerciais de Ivoti, o posto de combustíveis da Socaltur, localizado na avenida Presidente Lucena, bairro Bom Jardim, encerra atividades nesta quinta-feira, dia 24 de junho. A notícia do fechamento, que encerra mais de seis décadas de atividades iniciadas em 1959, vem sendo fonte de especulação desde a aprovação do plano de recuperação judicial, ocorrida no final de maio, foi divulgada com exclusividade pelo Grupo O Diário no fim de semana e confirmada nesta manhã por funcionários do local.

Os colaboradores do posto afirmaram não poder dar entrevistas, mas confirmaram terem informações do fechamento do local. À reportagem do Jornal O Diário, a gerência do posto afirmou que apenas o escritório responsável pelo processo de recuperação judicial pode comentar o assunto. Os funcionários destacaram que ainda não foram procurados para encaminhar suas rescisões. “Seguimos trabalhando normal até segunda ordem. Mas não dá para negar que o sentimento é de insegurança”, disse um dos trabalhadores na manhã dessa terça-feira. O imóvel que compreende o posto de combustíveis teria sido utilizado como um dos ativos da Socaltur vendidos para quitar dívidas com credores, o que está previsto no plano de recuperação financeira, que aguarda homologação da Justiça.

Sobre o setor de ônibus, responsável pelo serviço de linhas municipais e intermunicipais em Ivoti, a informação de momento é que não haverá interrupção das operações na cidade.

Escritório responsável afirma que venda cobre dívidas

O advogado Robson Lima, consultor do escritório responsável pela negociação dos termos de adesão entre a Socaltur e seus credores, destacou que o imóvel vendido cobre as dívidas da empresa. Hoje, após serem renegociadas, essas pendências seriam de pouco menos de R$ 6 milhões.

Segundo ele, o imóvel não foi entregue aos cobradores, mas sim vendido e o valor obtido será usado para pagar os credores. “Como essa venda depende da homologação do plano pelo juízo recuperacional, o que ainda não ocorreu, optamos por aguardar tal homologação para dar mais detalhes sobre o ativo vendido”, salientou Lima.

Venda encerra processo judicial iniciado em 2019

O processo de recuperação judicial da Sociedade de Ônibus Capivarense, a Socaltur Ivoti, foi iniciado em julho de 2019. A aprovação por parte dos credores do plano de recuperação, ocorreu em assembleia geral no último dia 28 de maio. O processo aguarda apenas a homologação por parte da Justiça para que a parte burocrática seja encerrada e as dívidas possam começar a ser sanadas.

Como a venda do imóvel do posto de combustíveis da avenida Presidente Lucena já teria sido concretizada, se aguarda a homologação judicial para que enfim os pagamentos possam ser feitos e os trâmites concluídos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.