Destaques
Fiscalização Ambiental resgata duas aves Silvestres em operação em Dois Irmãos
Operação foi realizada em cinco bairros do município
Por Carla Fogaça
Dois Irmãos- Na sexta-feira, 7, o Departamento do Meio Ambiente, em parceria com o Batalhão Ambiental (Patram), realizou operação em nove residências do município, nos bairros União, São Miguel, Primavera, Bela Vista e na Estrada Campo Bom. Durante as abordagens foram aprendidas duas aves que estavam ilegais nos locais.
Segundo o departamento de Meio Ambiente, as aves resgatadas uma era do bairro Primavera e a outro do União, sendo um Trinca-ferro e um azulão. “Os pássaros precisam ter anilhas e o registro no Ibama, os dados precisam estar iguais em ambos”, explica.
Denúncias e operação
As denúncias chegam até o setor do Meio Ambiente e a operação é realizada sempre com o Batalhão Ambiental. “Com esta parceria o trabalho flui melhor. Toda a semana recebemos alguma denúncia de aves Silvestres”, disse integrantes da fiscalização Ambiental.
Multa e apreensão
De acordo com a fiscalização, o criador da ave que estiver ilegal paga uma multa e assina um termo, o valor da penalidade varia conforme a espécie e quantidades de aves encontradas. A multa para a criação ilegal de uma ave Trinca-ferro, por exemplo, é de R$ 500,00.
Os pássaros resgatados são levados para o Ibama, onde passam por um tempo de reabilitação e posteriormente são liberados para a natureza. “Os animais que não consegue se reabilitar e que não sobreviveriam livres são levados para zoológicos”, explica a fiscalização.
Papagaio com quase 30 anos
Em uma das residências fiscalizadas tinha um Papagaio com quase 30 anos de idade que sempre viveu em casa. Ele pertencia a uma pessoa, que por motivos de mudança, deu para o novo dono. O pássaro tinha a anilha, mas os papéis não estavam atualizados para o nome do novo cuidador. Portanto, o Departamento de Meio Ambiente deu um prazo de 15 dias para que a documentação seja regularizada junto com ao Ibama. “Está é uma ave que não saberia viver livre”.
Entrega voluntária
Os cuidadores de aves que não estão legalizados pode fazer a entrega voluntária ao Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura. “Quando a pessoa entrega, sem haver denúncia, nós recolhemos o pássaro e não é gerado nenhuma penalidade para o cuidador”, ressalta.
Aves Silvestres
Entre as aves Silvestres nativas mais encontradas em operações estão as seguintes: Azulão, Cardeal e Periquito/caturrita.