Conecte-se conosco

Destaques

Governo estadual autoriza abertura do comércio neste sábado

01/04/2021 - 13h24min

Atualizada em 01/04/2021 - 14h05min

Urgente O Diário

Estado – Em diálogo com entidades e prefeitos, após reunião do Gabinete de Crise na manhã desta quinta-feira, 01, o governo do Estado decidiu autorizar a abertura de atividades não essenciais, como o comércio e restaurantes, neste sábado, 03, entre às  5 horas e 20 horas. No entanto, a suspensão das atividades segue mantida para a Sexta-feira Santa, 02, e o domingo de Páscoa, 04.

De acordo com o governador Eduardo Leite, a decisão foi tomada acolhendo um pedido realizado pelos setores econômicos ligados ao consumo da Páscoa. “Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. A liberação será autorizada apenas para o sábado. Na sexta-feira e no domingo, portanto, segue a restrição, porque, apesar da leve melhora de alguns indicadores nos últimos dias, ainda estamos em bandeira preta e o risco imposto pela Covid-19 à população gaúcha é elevadíssimo”, esclareceu Leite em vídeo divulgado nas redes sociais.

O decisão foi embasada pois, de acordo com o Gabinete de Crise, o cenário epidemiológico atual mostra uma redução na ocupação de leitos clínicos. No entanto, o governador destaca a importância de reforçar a fiscalização: “destacamos a necessidade de os municípios reforçarem seus planejamentos de fiscalização e efetivamente fiscalizarem as atividades. Somente com controle e pulso firme poderemos ter, gradativamente, liberações às atividades, sem que isso prejudique o controle de propagação do vírus”..

Estabelecimentos

Neste sábado, bem como em dias de semana, para restaurantes e lancherias, o horário limite para atender clientes de forma presencial será até as 18 horas. O atendimento pode ser feito nas modalidades de take away e drive-thru entre as 5h e 20h em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Já para os supermercados, o limite de funcionamento é até às 22 horas, em qualquer dia da semana. Todos os serviços podem operar em modo delivery. As atividades essenciais, como por exemplo, farmácias, clínicas médicas, postos de combustíveis, não têm restrição de horário. Espaços de cultura e lazer seguem proibidos de receber público externo na bandeira preta e na vermelha em qualquer dia da semana. A permanência em praias, praças e parques urbanos também segue restrita e estão liberados apenas para atividades físicas individuais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.