Destaques
Grupos de Nova Petrópolis se mobilizam para gravações do Festival de Folclore
Nova Petrópolis – Grupos folclóricos e outros agentes culturais estão mobilizados para as gravações que integrarão a programação oficial do 48º Festival Internacional de Folclore. O evento, que deu a Nova Petrópolis o título de “Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil”, terá formato online, com atrações entre os dias 16 de julho a 1º de agosto. As gravações começaram no dia 14 de junho.
Em paralelo, a Comissão Organizadora e o Departamento Municipal de Cultura trabalham nas definições da programação oficial que ocorrerá página do evento no Facebook. Até segunda-feira, 28, diversos grupos já haviam concluído suas gravações que mesclam danças, depoimentos, acervo fotográfico e audiovisual para contar a história de cada grupo.
De acordo com a diretora do Departamento, Cândida Maldaner, a proposta é manter vivo o espírito do Festival com ações tradicionais, como as oficinas de artesanato e culinária, além da Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade. “Preparamos uma programação com depoimentos, danças e momentos marcantes para trazer alegria ao público”, afirma.
Também foram gravadas lendas, que são contadas por professoras e membros da comunidade. As oficinas das Mãos da Diversidade já tiveram uma edição gravada, na qual foram abordados trabalhos com tricô, crochê e patchwork. Ainda será produzida uma edição da oficina com a temática do chimarrão. Para as Panelas da Diversidade, serão abordadas receitas de carreteiro de charque e cucas.
As Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade também têm presença garantida na programação online, com a participação da equipe ecumênica em um vídeo de reflexão.