Destaques
Inaugurado retorno operacional em Morro Reuter
Morro Reuter – O retorno operacional junto à BR-116, em trecho do quilômetro 209, na localidade de Picada São Paulo, foi inaugurado na manhã de sábado (19). A obra foi entregue durante cerimônia dentro da programação do aniversário de 30 anos de Morro Reuter. A intervenção é a primeira de duas previstas no município e prometidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A expectativa é que o segundo retorno, em trecho do quilômetro 212, seja entregue pelo órgão ainda este ano.
A mobilização para tirar o projeto do papel aconteceu no ano de 2019, com a presença do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas em Morro Reuter. “Nós trouxemos o ministro até aqui para mostrar para ele a situação da Picada São Paulo. Uma localidade que vem se desenvolvendo muito e podemos dizer que hoje é um polo industrial e havia essa dificuldade de acesso a BR-116”, lembrou a prefeita Carla Chamorro. Acompanhado do deputado federal Marcel Van Hattem, o ministro esteve no local em 3 de agosto daquele ano após inauguração de um trevo de acesso a Linha Görgen e VRS-873.
A confirmação da obra do retorno operacional por parte do Dnit aconteceu em 20 de julho do ano passado. O então superintendente Carlos Alberto Garcia Vieira esteve no trecho contemplado na companhia do engenheiro Thiago Rosek. O movimento ganhou ainda apoio da iniciativa privada, com a MT Terraplanagem, entrando de forma voluntária com a topografia, assim como a OCX que fez o projeto da obra sem custos. “Nossa BR-116 aqui é muito sinuosa, muito bonita aqui na região, mas sinuosa no sentido de trafegabilidade, com poucos retornos e as pessoas acabam retornando em locais impróprios. Vocês sabem que essas obras são importantes para segurança”, disse o atual Superintendente regional do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva. Foram promovidos pelas equipes de trabalho, serviços de terraplenagem, escavação em rocha, sistema de contenção de solos, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e instalação de sinalização vertical e horizontal. Segundo o Dnit, o investimento no local foi de R$ 1.015.830,90.
Autoridades presentes
Além da presença do deputado Marcel e do superintendente Hiratan, o protocolo da cerimônia comandada pela prefeita Carla contou ainda com a presença de outros representantes do DNIT e membros da Neovias, vice-prefeito Airton Bohn, secretária municipal de Turismo, Sônia Feldmann, presidente da Câmara Municipal, Lauri Kaefer, o Caçamba, vereadores Daniel Theisen e Tiago Kolling Werner e pessoas da comunidade. “Nós temos essa busca por mais segurança. Em determinado momento pela contingência de recursos do Dnit, a gente colocou mais de quatro milhões de emendas no caixa do Tesouro para o Dnit”, disse o deputado Marcel. A cerimonia às margens da rodovia aconteceu em uma cobertura instalada no pátio dos moradores Normélio e Irena Knorst. “Gostamos muito da obra, agora vai ficar mais seguro aqui”, disse o morador.