Destaques
Meteorologista prevê que a Região poderá registrar neve nesta semana
Desde o final da última semana, os termômetros têm registrado temperaturas baixas. Para os próximos dias, modelos meteorológicos indicam que uma grande massa de ar polar chegará ao país, ocupando praticamente todo o Sul, além de trazer muito frio.
No Estado, o ar polar terá a soma da instabilidade e precipitação de chuva, configurando uma grande possibilidade de queda de neve, principalmente nos municípios localizados acima dos mil metros de altitude em relação ao nível do mar.
O chefe da Estação Climatológica de Campo Bom, Nilson Wolff, alerta que, caso as previsões se confirmem, municípios como Nova Petrópolis, Morro Reuter – e até Ivoti – podem registrar o fenômeno.
Os dias mais gelados devem ser quinta e sexta-feira. “Uma das coisas marcantes é que não devemos ter mínimas negativas, elas ficarão na casa dos 3º C, mas as máximas serão muito baixas e não vão ultrapassar os 8º C. Isso junto com a chuva tornará o dia muito frio”, alerta Wolff.
A última grande precipitação de neve que caiu sobre o Estado aconteceu em 27 de agosto de 2013. Na ocasião, 35 municípios registraram o fenômeno, incluindo Nova Petrópolis. Já em regiões mais baixas, o caso mais marcante aconteceu em 24 de agosto de 1984, quando até mesmo Porto Alegre ficou coberta de neve.