Destaques
Nova Petrópolis diz que está recebendo menos doses de vacina do que o indicado
Nova Petrópolis – A secretaria de Saúde do município está notificando à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por estar recebendo menos doses da vacina contra a Covid-19, Coronavac (Sinovac/Butantan), do que deveria. De acordo com a indicação nas embalagens, devem haver 10 doses por frasco, no entanto, Nova Petrópolis está registrando o recebimento de frascos de vacina com apenas nove doses. O município já alcançou a faixa etária dos 63 anos.
Até esta sexta-feira, 16, prefeituras de 15 Estados e o Distrito Federal denunciaram o ocorrido à Anvisa. No entanto, o Instituto Butantan nega que esteja enviando menor quantidade de vacinas por frascos, e atribuiu o problema ao mal preparo das equipes de saúde. Segundo o Butantan, está havendo desperdício por parte dos profissionais, “É importante que os profissionais de saúde estejam capacitados para a aspiração correta de cada frasco-ampola, além de usar seringas e agulhas adequadas, para não haver desperdício”, apontou.
- Nova Petrópolis: Bombeiros são chamados para combater incêndio em Linha Imperial
- Colisão entre veículos na ERS-235, em Nova Petrópolis
Segunda dose
A vacinação realizada na manhã de quinta-feira, 15, no Centro de Eventos registrou a participação de 205 idosos, a maioria com 73 anos, dos 237 previstos. Eles receberam a segunda dose da Coronavac. “Depois do drive thru ainda faltavam 32 idosos na área do Centro. Destes, 26 foram ao posto de saúde à tarde e também receberam a segunda dose”, comenta a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini. Entre os seis que faltavam, alguns estavam com gripe.
Nesta segunda-feira, 19, a aplicação da segunda dose será oferecido para os idosos que receberam a primeira da Coronavac no dia 24 de março. Cada idoso deve buscar o reforço no mesmo lugar em que recebeu a primeira. A exceção são os idosos que foram a pé ao Centro de Eventos no dia 24, estes devem ir na UBS Centro, à tarde. No Centro de Eventos, a aplicação acontecerá das 8 às 11 horas, mas só para idosos com carros.
Durante a tarde, o reforço da Coronavac será oferecido para profissionais da saúde que receberam a primeira no dia 23 de março. Este grupo deve ir ao posto de saúde do Centro das 13h30 às 16 horas.
Primeira dose
Também nesta segunda-feira, a secretaria de Saúde receberá uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. No total, Nova Petrópolis receberá 875 doses, da Coronavac e Covishield (Oxford/AstraZeneca/FioCruz), destinadas a primeira e segunda dose. Ainda na segunda-feira será divulgada a próxima etapa de aplicação da primeira dose e as faixas etárias.