Destaques
Nova Petrópolis já está operando com cercamento eletrônico
Nova Petrópolis – Março marcou o início da operação do sistema de cercamento eletrônico, disponibilizado pela Prefeitura e utilizado pelos órgãos de segurança pública. A partir deste recurso, um conjunto de câmeras faz a leitura automática das placas dos veículos e emite alertas se houver algum tipo de infração.
As câmeras inteligentes já estavam instaladas em fevereiro, mas sem a leitura de placas. Foi quando a Prefeitura reposicionou os equipamentos e solicitou ao Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) que o serviço fosse disponibilizado à Brigada Militar. “O cercamento representa um avanço muito grande para a nossa segurança. Temos a tecnologia operando 24 horas por dia para facilitar o trabalho da BM e garantir a segurança e a tranquilidade da nossa comunidade”, destacou o prefeito Jorge Darlei Wolf.
São seis câmeras com a tecnologia da leitura de placas, instaladas em três pontos. Cada ponto possui duas câmeras que monitoram nas duas direções da via. A partir da leitura de placas e do acesso automático a diferentes bancos de dados, o sistema identifica e alerta sobre infrações que podem envolver veículos, como roubo e furto, busca e apreensão, clonagem, restrição à circulação e licenciamento vencido. Cada alerta é acompanhado de uma foto do veículo.
Resultado
Logo nos primeiros dias de operação, o cercamento eletrônico auxiliou na abordagem de um veículo furtado. O carro foi percebido quando passava por Nova Petrópolis e a abordagem aconteceu em Gramado.
Conforme o coordenador especial de trânsito e sistema viário da Prefeitura, Milton Cesar Szimanski, o cercamento soma-se ao sistema de videomonitoramento, cujas imagens estão à disposição da Brigada e Polícia Civil. Na Serra, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves são as únicas cidades que contam com sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico.