Destaques
Santa Maria do Herval decidirá nessa quinta-feira se retornará ou não com as aulas presenciais
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – De acordo com a secretária de Educação, Juliana Dilkin, o município irá se manifestar nessa quinta-feira, 29, se retornarão ou não com as aulas presenciais.
O governo do Rio Grande do Sul divulgou, no início da madrugada desta quarta-feira, 28, um decreto com alterações no modelo de Distanciamento Controlado, adotado no combate à pandemia de Covid. As mudanças foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite mais cedo, na terça, 27,, como forma de permitir a retomada das aulas presenciais no estado.
Com as novas regras, fica autorizada a retomada das atividades presenciais para todos os níveis de ensino, do infantil ao superior. O retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes.
O texto ajusta a chamada salvaguarda no cálculo de leitos de UTI e coloca o estado em bandeira vermelha. Além disso, a medida suspende o sistema de cogestão, no qual municípios e associações regionais poderiam ditar regras mais brandas do que as determinadas em nível estadual.
O decreto passa a vigorar já nesta quarta. As regras irão valer, pelo menos, até o dia 10 de maio. Segundo o governador Eduardo Leite, um novo modelo de enfrentamento à pandemia deve ser criado pelo estado.