Destaques
Sindicato denuncia transferência dos carteiros de Ivoti para Estância Velha
Uma medida que está sendo estudada pelos Correios poderá interferir diretamente na comunidade ivotiense. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT RS) fez o alerta de que a empresa quer transferir os trabalhadores que hoje estão atuando no município para o polo, em Estância Velha.
Desta forma, a distribuição dos carteiros ficaria à disposição do gerente de Estância, pra ele deslocar os profissionais para onde for a prioridade da unidade. Assim, a população poderia ser prejudicada, deixando de ter todos os dias carteiros atendendo Ivoti.
O presidente do SINTEC SS, Evandro Leonir da Silva, explica que a possível mudança também poderá acarretar em mais sobrecarga pros trabalhadores, pois eles teriam que ir todos os dias para Estância Velha pra buscar a carga e entregar em Ivoti.
Com isto, os trabalhadores teriam mais tempo deslocamento e menos tempo de entrega. “Isso acarretará um prejuízo enorme pra população, no sentido de que, no momento que eles deixam de ser localizados em Ivoti e passam a ser em Estância, Ivoti deixa de ser prioridade e passa a ser um gargalo de quando sobrar tempo”, afirmou Evandro.
Evandro explicou também que, como Estância Velha é maior que Ivoti, Os Correios dariam preferência pra entrega no município com volume de cartas e encomendas. “Os Correios tem por histórico quando faz esse tipo de transferência prejudicar a comunidade que ficou sem a localização desses trabalhadores”, alerta.
Qualidade de vida dos trabalhadores
Além dos possíveis prejuízos para a comunidade ivotiense, o SINTEC RS defende que a mudança dos carteiros para Estância Velha poderia representar um prejuízo para a qualidade de vida dos carteiros, que teriam que se deslocar diariamente para o município vizinho.
De acordo com o presidente Evandro, os carteiros de Estância Velha são frequentemente transferidos para cidades vizinhas. “O que ocorre em Estância não é a falta de pessoal, é que o município empresta trabalhadores pra Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Canoas, por exemplo, fazendo com que esse necessite resgatar de Ivoti, de Dois Irmãos e Lindolfo pra ajudar”.
Atualmente, os trabalhadores de Ivoti já são emprestados para Estância Velha, mas com a transferência da estrutura dos carteiros para o município vizinho, Ivoti deixaria de ser priorizada como acontece atualmente com o quadro de funcionários ficando localizado na unidade local.
Evandro também pediu que a população e os vereadores ajudem a garantir a de permanência na unidade de distribuição em Ivoti. “Temos o respeito e sempre deixamos claro que é necessário a presença de carteiros em Ivoti, que não pode ser deixada de lado pelo fato da gerência entender que a cidade não merece o atendimento de qualidade que a gente sempre dedica a toda população brasileira”.
Nota da empresa
Questionada pela reportagem do Diário a respeito da transferência dos colabores, os Correios se manifestaram em nota:
“As entregas dos Correios estão em dia em Ivoti, com encomendas e correspondências sendo distribuídas normalmente na cidade.
Em Estância Velha, foi necessário contar com o apoio de profissionais que atuam em outras unidades da empresa para agilizar as entregas. Por isso, a equipe de Ivoti está trabalhando aos sábados em Estância Velha e, quando necessário, um empregado se desloca durante a semana. Esse tipo de medida é colocada em prática sempre que necessário e está prevista no planejamento da distribuição dos objetos.
É importante salientar que as cargas de todos os municípios da região são constantemente monitoradas e a melhor organização das equipes é definida pela empresa de acordo com as necessidades de trabalho, com o objetivo de realizar as entregas no prazo”.