Destaques
URGENTE: Estância Velha em alerta contra a Dengue
Estância Velha – Depois da confirmação do caso de Dengue no município, a população está sendo convocada a colaborar para eliminar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. O paciente foi diagnosticado com Dengue. O caso confirmado é um caso importado, ou seja, o paciente contraiu a doença, em viagem, porém, da mesma forma o monitoramento foi realizado no local e arredores, no condomínio fechado do bairro Encosta do Sol.
A varredura realizada no local, apresentou em 75 residências visitadas, 15 amostras coletadas, sendo 10 do mosquito Aedes aegypti, e 5 de outros sem risco. Conforme as agentes de endemias Daiane Severo e Denise Teixeira, havia muitos focos de larvas, em piscinas em construção, obras em andamento e ralos fixos. Todos os moradores visitados, receberam orientações de como evitar focos e como se prevenir da doença.
A própria administração do condomínio tomou medidas como promover, no final de semana, o “Xô Dengue”, com ações de conscientização, e uma varredura completa em obras em andamento, e qualquer local que pudesse oferecer risco de proliferação do mosquito. O paciente infectado, já está em casa, com todos os cuidados recomendados, para evitar novo contato com o mosquito. “Todos foram muito receptivos às orientações, e já adotaram todas as medidas preventivas recomendadas”, avisa Denise Teixeira.
MUTIRÃO
Ao mesmo tempo, as agentes de endemias, com o apoio de agentes de saúde do município, deram andamento ao mutirão que monitora a divisa com Novo Hamburgo, que apresentou um caso de Dengue também há alguns dias. O mutirão encerrou na última sexta-feira, nos bairros Rincão dos Ilhéus, Rincão Gaúcho e Sol Nascente. Foram visitadas 940 residências, com 642 abordagens, 302 casas fechadas (fica um bilhete de alerta), e 9 recusas (quando as pessoas não deixam as agentes entrarem no pátio). Foram realizadas 13 coletas de focos de larvas de mosquito. “Infelizmente uma grande parcela da população ainda não entendeu o perigo da infestação no município, e muitas vezes dificulta o nosso trabalho, não nos recebendo. Isso é ruim para todos nós”, lamentam as agentes. “Cada estanciense precisa colaborar, mantendo seus pátios longe do perigo de proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
SINTOMAS
A Vigilância Ambiental recomenda procurar a rede de saúde ao menor sintoma da doença, para que o foco do mosquito possa ser localizado e eliminado. Febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular (com baixa Intensidade), dor intensa nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, diarreia e manchas na pele, são os sintomas que a doença apresenta.