Conecte-se conosco

Destaques

Vacinação de pessoas com comorbidades registrou movimento intenso em Estância Velha

20/04/2021 - 17h11min

Atualizada em 20/04/2021 - 17h14min

Hipertensa, dona Teresinha saiu feliz do posto de saúde, depois de se vacinar (Crédito - Jéssica Ramos)

Estância Velha – Depois de ter suspendido a vacinação de pessoas de 59 anos (com comorbidades) na semana passada, atendendo a determinação do Estado, Estância Velha iniciou a imunização deste público contra a Covid-19 nesta terça-feira à tarde. A decisão de dar continuidade ao Plano Municipal de vacinação passou pelo aval do Ministério Público.

As vacinas, que nesta etapa foram as da Fiocruz, foram disponibilizadas em todos os postos locais, onde os moradores formaram fila na primeira hora divulgada para a aplicação. No posto do Centro, o movimento foi intenso e registrou a procura, inclusive, por parte de pacientes que não se enquadravam no critério da norma técnica e tiveram de ser dispensados sem vacinas.

A coordenadora da Vigilância, Eliane Fleck, explicou que as situações aconteceram com pacientes hipertensos que, apesar de serem hipertensos não atendiam os critérios da norma técnica da vacinação e não puderam se vacinar nesta etapa do plano. Contudo, a população compreendeu a orientação e tudo correu de maneira tranquila.

Ainda mais feliz

Moradora do Bairro das Rosas, dona Teresinha Elisabeth Silva, de 59 anos, hipertensa que se enquadrou no perfil do público com comorbidades saiu do posto de saúde vacinada. Mesmo protegida pela máscara que cobria parte do rosto, a moradora expressou no olhar a felicidade de poder se vacinar.

“Tomo medicamentos desde 2005, já estive encostada em função da hipertensão, tenho outros problemas de saúde e estava na expectativa da vacina. Volto para casa mais tranquila e feliz. Às vezes as pessoas estranham me ver alegre, mesmo com problemas, mas não é porque tenho problemas que preciso andar desanimada. Eu prefiro ser feliz”, declarou dona Teresinha.

Quem também disse estar muito feliz por poder dar sequência ao Plano Municipal de vacinação contra a Covid-19 foi o prefeito Diego Francisco. O chefe do Executivo destacou que Estância Velha tem previsão de receber uma nova remessa de vacinas já na próxima sexta-feira e a expectativa é poder anunciar um novo público para vacinar o mais breve possível.

Eliane destacou que, enquanto um novo público não for anunciado, o município seguirá com a imunização, na quinta e na sexta-feira, de pessoas de 59 anos, com comorbidades, e idosos com 60 anos ou mais. Nesta terça-feira, 92 pessoas com comorbidades receberam a primeira dose da vacina, resultado que Eliane considerou bastante positivo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.