Conecte-se conosco

Destaques

Wirth retomou parte da produção nessa segunda-feira em Walachai

19/10/2020 - 10h07min

Wirth da localidade de Walachai encerrou as atividades no início de maio (FOTO: Rogério Savian)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Seis meses depois de ter encerrado as atividades a filial da Calçados Wirth em Walachai voltou com parte da produção na manhã dessa segunda-feira, 19. De acordo com informações da empresa as atividades foram retomadas com 20 funcionários nesse primeiro momento; a produção será gradativamente ampliada até chegar a mais ou menos 70 pessoas de forma a fechar o ciclo de uma linha de produção e, isso, deve acontecer no máximo até início de novembro. Todos esses funcionários são recontratados que haviam sido demitidos em maio, quando, em decorrência da pandemia de coronavírus, a empresa parou a produção.

Questionada sobre a possibilidade de abrir uma segunda linha de produção, a empresa informou que depende da evolução dos ciclos no exterior e, se acontecer, será somente no ano que vem. Mas, por hora, permanece como uma questão em aberto.

O fechamento 

A empresa confirmou a demissão de mais 120 funcionários no dia 12 de maio quando, no auge da pandemia de coronavírus as indústrias ficaram sem demanda de pedidos. Na semana anterior a essa outros 50 funcionários já haviam sido demitidos. O mesmo cenário havia se repetido em toda a região, com centenas de demissões.

Diante disso a tristeza tomou conta de muitas famílias da localidade pois a indústria faz parte da constituição da história e do desenvolvimento de Walachai, sendo responsável por fomentar a economia local; muitas famílias possuem uma relação de trabalho profunda com a Wirth, tendo casos de até três gerações que trabalharam e constituíram seu lar através da empresa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.