Dois Irmãos – A Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Dois Irmãos, através do Departamento de Agricultura, em parceria com a Select Sires do Brasil, está oferecendo o Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético pela técnica do acasalamento. A avaliação foi feita através do programa SMS, que consiste em utilizar o sêmen do touro mais indicado para a vaca ou propriedade.

Segundo o chefe do Departamento de Agricultura, Carlos Ellwanger, no começo deste mês, o serviço foi oferecido nas propriedades dos produtores rurais das famílias Bervian, Hammes, Becker e Brakt, onde foi feita uma avaliação linear do rebanho leiteiro destes produtores pela veterinária, Mariana Nasi, da Select Sires do Brasil.

“O trabalho de avaliação garante a cada reprodução o melhoramento genético do plantel do gado leiteiro de Dois Irmãos. O principal foco é a saúde do rebanho”, disse Carlos.
A Administração Municipal de Dois Irmãos oferece o sêmen e a estocagem, o produtor faz o custeio da mão de obra para um profissional fazer a inseminação. Em média, são oferecidos 500 sêmens por ano.