III Perseverai da Paróquia Imaculada Conceição. (foto: Divulgação)

Morro Reuter – Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, a Paróquia Imaculada Conceição de Morro Reuter acolheu crianças de 7 a 12 anos para o 3º Perseverai. Comunidade e pais das crianças foram envolvidos na organização do retiro.

Morre caroneiro vítima de acidente no início do mês em Morro Reuter

O “Retiro Perseverai” foi criado pelo Pe. César Worst, pároco local, pensando na educação religiosa de crianças da comunidade. Todo o encontro é realizado nas dependências da paróquia e conduzido por outras crianças, jovens e casais. A coordenação geral do retiro ficou a cargo de Thomas Moraes Boll, Mateus Scherer Ten Catten e o casal Gabriel Utzig e Aline Casa. As equipes de apoio do retiro são: secretaria, cozinha, espiritualidade, decoração e animação.

Morro Reuter na 42ª Expointer

Segundo o padre, o Perseverai nasceu de uma necessidade pastoral. “Percebendo que muitas crianças só se aproximavam da Igreja no tempo da catequese e depois da Crisma enfraqueciam sua participação comunitária, decidimos envolvê-las logo cedo. Com uma pedagogia do amor e da liberdade, as crianças são convidadas a pensar, querer e escolher o relacionamento com Deus. Assim, fugimos da participação por imposição ou tradição e começamos a oferecer uma oportunidade de escolha livre pelas coisas de Deus. Tenho absoluta convicção que teremos bons frutos em nossa comunidade e sociedade”, destaca.