Museu da agricultura de Emmelshausen 

Nova Petrópolis – Emmelshausen, que fica na região de Hunsrück, estado Rheinland-Pfalz, na Alemanha, é a mais nova cidade coirmã de Nova Petrópolis. A lei que declara a irmandade foi assinada em sete de agosto, pelo prefeito Regis Hahn.

Vila Olinda recebe projeto Vereador no Bairro em Nova Petrópolis

A assinatura oficial do termo de irmandade entre as cidades será realizada no dia 9 de novembro, durante a visita da comitiva de Emmelshausen a Nova Petrópolis.

Show do Natal de Nova Petrópolis custará R$ 18,5 mil somente com Borghetinho

O pedido de irmandade foi encaminhado em 2016 pela prefeita de Emmelshausen, Andrea Mallmann. A cidade divide com Nova Petrópolis diversas particularidades, além de estar localizada na região de onde saíram diversas levas de imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul.

Grupo de Mulheres de Nova Petrópolis terá encontro neste mês

Relevo, cultura com ênfase em expressões de folclore e canto coral, a linguagem falada do dialeto alemão, o fomento do cooperativismo e arquitetura são algumas das características semelhantes entre as cidades coirmãs. “Além de nos unirmos a uma cidade que valoriza e preserva os mesmos princípios que Nova Petrópolis, essa irmandade é importante para realização de acordos, facilitar novos investimentos e promover intercâmbios culturais”, disse o prefeito Regis Hahn.

EMMELSHAUSEN – Emmelshausen fica na região de Hunsrück, de onde muitos imigrantes alemães saíram em direção à terra nova e chegaram no Rio Grande do Sul e, consequentemente, também em Nova Petrópolis. Conforme o senso alemão de 2008 (o mais atualizado disponível), a cidade conta com 4.772 habitantes e carrega muitas características similares com Nova Petrópolis. Uma delas é o museu agrícola do município (foto), que lembra construções antigas de Nova Petrópolis que hoje estão no parque Aldeia do Imigrante. Emmelshausen tem ainda outra curiosidade em comum: um parque no centro da cidade. O Kurpark pertencia a antiga empresa Shank e hoje é um oásis dentro do município, inclusive com um espaço conhecido pelos nova-petropolitanos: o biergarden (jardim da cerveja).