Marcel Van Hattem durante uma sessão da Câmara dos Deputados (Créditos: Divulgação/Talles Kunzler)

País – O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou os nomes de políticos mais influentes no Congresso e no Senado Federal. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2019.

Um nome chama a atenção: Marcel Van Hattem, o político natural de Dois Irmãos. O deputado federal do partido Novo foi o mais votado no Rio Grande do Sul nas eleições de 2018.

Na definição do Diap, os “cabeças do Congresso”, como é chamada a lista, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.

OS CRITÉRIOS 

De acordo com o Diap, o protagonista do processo legislativo é um o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. “Destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, consta no site.

MAIS GAÚCHOS

Não é só o deputado de Dois Irmãos que aparece na lista. Confira os políticos gaúchos que aparecem na pesquisa do Diap:

Afonso Motta (PDT) – deputado federal

Alceu Moreira (MDB) – deputado federal

Darcísio Perondi (MDB) – deputado federal

Henrique Fontana (PT) – deputado federal

Marcel Van Hatten (NOVO) – deputado federal

Paulo Pimenta (PT) – deputado federal

Paulo Paim (PT) – senador